quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

EFEMÉRIDEJean-Luc Godard, cineasta franco-suíço, nasceu em Paris no dia 3 de Dezembro de 1930. É mundialmente conhecido pelos seus filmes vanguardistas e polémicos, que têm tido como temas, de modo original e quase sempre provocador, os dilemas e perplexidades do século XX. Foi também actor, chefe de montagem, produtor e cenógrafo.
Godard passou a infância e a juventude na Suíça, regressando a Paris em 1946 para estudar Antropologia na Sorbonne. Preferia no entanto frequentar os vários cineclubes da capital e os cinemas do Quartier Latin. Tornou-se amigo de outros cineastas famosos como Bazin, Chabrol e Truffaut. A partir de 1952, colaborou como crítico na revista “Cahiers du Cinéma” e, após fazer vários documentários, realizou em 1959 o seu primeiro filme de longa-metragem o "Acossado". Este filme foi um dos primeiros da Nouvelle Vague, movimento que se propunha renovar a cinematografia francesa e revalorizar os realizadores, reabilitando os filmes ditos “de autor”.
As obras que se seguiram confirmaram Godard como um dos mais criativos cineastas do referido movimento. O cinema de Godard caracterizava-se pela grande mobilidade da câmara e pela improvisação.
Após o movimento estudantil de Maio de 1968, Godard criou o grupo de cinema “Dziga Vertov”, assim chamado em homenagem a um cineasta russo de vanguarda, e enveredou pelo cinema político.
Em 1984, “Je vous salue Marie” provocou enorme polémica por ser considerado irreverente em relação aos valores cristãos, sendo proibido em vários países.
Ganhou imensos prémios, entre os quais se salientam: um Urso de Ouro no Festival de Berlim (1965), dois Ursos de Prata no mesmo Festival (1960 e 1961), um Leão de Ouro no Festival de Veneza (1983), dois Prémios do Júri no mesmo Festival (1962 e 1967), um Leão de Ouro Honorário em homenagem à sua carreira (1982) e o Leopardo de Honra no Festival de Locarno (1995).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...