segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

EFEMÉRIDE Joachim Clemens Fest, historiador, jornalista e escritor alemão, nasceu em Berlim no dia 8 de Dezembro de 1926. Faleceu em Kronberg im Taunus, em 11 de Setembro de 2006.
O pai, forte opositor ao Nazismo, teve grande influência sobre ele, de tal modo que contrariamente ao que era usual na época, Fest não se inscreveu na Juventude Hitleriana.
Frequentou escolas em Berlim e em Breigau, tendo depois estudado Direito, História, Sociologia, Literatura Alemã e História da Arte em Friburgo, Frankfurt e Berlim.
Serviu no exército alemão, mas foi capturado e mantido como prisioneiro de guerra até ao final do conflito em 1945.
Trabalhou numa estação de rádio de 1954 até 1961 e fez uma breve passagem por um canal de televisão. Depois, passou a dedicar-se inteiramente à Literatura e especializou-se na história do III Reich.
Publicou em 1973 a sua famosa obra “Führer”, uma das mais completas biografias de Adolf Hitler, traduzida em cerca de vinte línguas e ainda hoje uma das fontes de informação mais fidedigna sobre a vida e a morte do ditador alemão. Em tudo o que escreveu, Fest deu provas de honestidade e intransigência em relação à história da Alemanha.
Em 2002 publicou “Os Últimos Dias de Hitler”, que se tornou rapidamente num best-seller. Foi neste livro que ele descreveu o último capítulo da Guerra, a Batalha de Berlim e o suicídio de Hitler no bunker da Chancelaria. Esta obra viria a inspirar o filme “A Queda”, estreado em 2004.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...