sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

EFEMÉRIDEJosé Carreras, cujo nome em catalão é Josep Carreras Coll, cantor lírico espanhol, nasceu em Barcelona no dia 5 de Dezembro de 1946. São célebres as suas interpretações de obras de Verdi e Puccini. É um dos "três célebres tenores", juntamente com Plácido Domingo e Luciano Pavarotti (este já falecido).
Aos oito anos cantou pela primeira vez numa rádio (uma ária do Rigoletto). Com apenas onze anos, estreou-se no Gran Teatro Del Liceo de Barcelona, sendo o “menino narrador” de uma obra de Manoel de Falla. Estudou no “Conservatorio Superior de Música del Liceo” .
Em 1970, naquele mesmo teatro, estreou-se como profissional contracenando com a cantora lírica Montserrat Caballé.
Em 1971 ganhou o "Concurso de Vozes Verdianas", em Parma na Itália, o que lhe abriu caminho para uma ascensão vertiginosa que o colocaria entre os melhores tenores do mundo. A sua bela voz foi levada aos mais importantes Festivais e Teatros de Ópera do mundo. Deu igualmente recitais em diversas salas de prestígio. Calcula-se que, com a idade de 28 anos, já tinha interpretado 24 figuras diferentes como tenor vedeta.
Em Julho de 1987 foi-lhe diagnosticada leucemia aguda e os médicos deram-lhe uma possibilidade em dez de sobreviver, o que o fez cancelar todos os seus compromissos. Após um ano de muitos tratamentos, de um auto-transplante de medula óssea e de muita vontade de voltar a viver como antes, Carreras acabou por vencer a doença.
Em 21 de Julho de 1988 já estava a cantar em Barcelona, num concerto de beneficência, a que assistiram milhares de pessoas.
Criou a “José Carreras International Leukaemia Foundation” , fazendo muitas apresentações beneficentes e visitando hospitais que tratam de doentes com leucemia, onde leva apoio científico e muita esperança.
Em 1990 centenas de milhões de telespectadores do mundo inteiro puderam ver e ouvir os “Três Tenores” num concerto que abriu os Mundiais de Futebol.
Participou na gravação da comédia musical West Side Story, sob a direcção do compositor Leonard Bernstein.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...