segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

EFEMÉRIDELudwik Lejzer Zamenhof, oftalmologista e filólogo polaco, criador do Esperanto, a língua artificial mais falada e sucedida no mundo, nasceu em Białystok no dia 15 de Dezembro de 1859. Faleceu em Varsóvia, em 14 de Abril de 1917. Os seus idiomas nativos eram o russo, o yiddish e o polaco. Falava também fluentemente o alemão. Posteriormente aprendeu francês, latim, grego, hebraico e inglês, além de se interessar pelo italiano, espanhol e lituano.
Zamenhof, de origem judaica, foi criado na sua terra natal, que fazia então parte do Império Russo. Naquela época, falavam-se muitas línguas em Bialystok, o que gerava frequentemente dificuldades de compreensão. Isto motivou-o, no sentido de tentar encontrar uma solução para o problema. Durante anos, foi desenvolvendo uma nova língua num processo longo e trabalhoso.
Estudou medicina na Universidade de Moscovo mas, simultaneamente, continuava a interessar-se pelas línguas, chegando a redigir - aos vinte anos -uma gramática de yiddish que nunca foi publicada. Depois de dois anos de estudos, voltou a Varsóvia, onde finalizou o curso e se instalou como médico de clínica geral. Exercia a profissão sobretudo junto dos mais desfavorecidos. As dores físicas e morais dos seus pacientes preocupam-no de tal modo que não aguentou e decidiu especializar-se em oftalmologia. Muitas vezes renunciava ao pagamento das consultas e das intervenções.
À noite, continuou a trabalhar na nova língua e, em 1887, publicou um pequeno manual em russo (Língua Internacional), sob o pseudónimo de “Dr. Esperanto”, nome pelo qual ela ficaria conhecida.
A censura dos czares não conseguiu impedir o desenvolvimento do Esperanto que galgou as fronteiras do Império Russo, conquistando outros continentes no princípio dos anos 1900.
Em 1905 realizou-se em França o 1º Congresso Universal do Esperanto, com cerca de 700 participantes de 20 países. Concluiu-se que o Esperanto escrito já funcionava perfeitamente. Seguiram-se anualmente novos congressos. Em 1914, tudo estava preparado em Paris para acolher quase quatro mil congressistas originários de cinquenta países. O congresso não chegou porém a realizar-se, pois começara entretanto a 1ª Guerra Mundial e Zamenhof morreria antes dela acabar.
Só em 1984 foi descoberto na Alemanha um brevet obtido por Zamenhof para a construção de uma máquina de escrever. Por falta de dinheiro, ele não se aproveitara da ideia e outros tiveram a mesma ideia e exploraram-na.
Bateu-se até à sua morte para que todos os povos tivessem direito à dignidade e pudessem dialogar sem barreiras linguísticas ou religiosas.
O japonês Itô Kanzi, desaparecido em 2005, levou parte da sua vida a reunir os escritos e discursos de Zamenhof (49 volumes com mais de 20 000 páginas). O escritor Umberto Eco diria, a propósito do Esperanto : «Constatei que é uma língua construída com inteligência e que tem uma história muito bela…».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...