domingo, 21 de dezembro de 2008

EFEMÉRIDEPaco de Lucía, nome artístico de Francisco Sánchez Gómez, guitarrista espanhol de flamenco com renome internacional, nasceu em Algeciras, no dia 21 de Dezembro de 1947.
O seu nome artístico foi adoptado em honra da sua mãe Lúcia, de origem portuguesa. Paco aprendeu a tocar guitarra com o pai e dois dos irmãos.
Em 1958, com apenas onze anos, fez a sua primeira actuação na Rádio Algeciras e, no ano seguinte, recebeu um prémio especial numa competição de flamenco em Jerez de la Frontera.
Fez parte de vários conjuntos e gravou muitos discos a partir de 1965. Em 1991 gravou o Concierto de Aranjuez de Joaquin Rodrigo, com a Orquestra de Cadaques. O autor, presente nas gravações, teria dito que «nunca ninguém tinha tocado a sua peça com tanta paixão e intensidade como Paco de Lucía». Antes, gravara também vários temas de Manuel de Falla.
Em 2004 foi distinguido com o Prémio Príncipe das Astúrias das Artes, por ser um músico que ultrapassou fronteiras e estilos. Segundo declaração do júri, «ele é o mais universal dos artistas flamengos, com um estilo que fez escola entre as mais jovens gerações, e a sua arte tornou-se um dos melhores embaixadores da cultura espanhola através do Mundo. Tudo o que se pode exprimir com as seis cordas de uma guitarra pode sair das suas mãos, que se animam com uma comovente sensibilidade».
Paco de Lucía, que tem sido autor também das bandas sonoras de vários filmes, vive actualmente em Cancun no México.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...