domingo, 14 de dezembro de 2008

EFEMÉRIDE Winfried Georg Maximilian Sebald, conhecido simplesmente por W. G. Sebald, romancista e ensaísta alemão, morreu em Norfolk, na Inglaterra, em 14 de Dezembro de 2001. Nascera em Wertach, Allgäu, na Alemanha, em 18 de Maio de 1944.
Sebald estudou na escola de Oberstdorf, onde obteve o bacharelato em 1863. Após dois anos de estudos de Literatura em Fribourg-en-Brisgau, licenciou-se na Suíça em 1966.
De 1966 a 1969 foi conferencista na Universidade de Manchester, enveredando depois pela carreira de professor.
Sebald odiava o seu nome Georg, qualificando-o de “nome verdadeiramente nazi”. O pai entrara para a Wehrmacht, justamente antes da Guerra, e conhecera a sua mãe quando dos preparativos para a invasão da Polónia. Por isso, Sebald considerava-se um “produto do fascismo”. Horrorizava-o o silêncio da geração do pai sobre os acontecimentos da guerra.
A partir dos anos 1980 encetou uma carreira literária que suscitou grande interesse em Inglaterra, nos Estados Unidos e em França. Chegou a ser “pensado” para candidato ao Prémio Nobel de Literatura. No meio da década de 1990, a crítica literária alemã deu-lhe também grande atenção.
Sebald interessou-se sobretudo por temas relacionados com estrangeiros e emigrantes, tendo obtido bastantes prémios, entre os quais se destacam: o “Prémio de Literatura de Berlim” (1994), o “Prémio Heinrich Heine” (2000) e o “National Book Critics Circle Award” (2002).
Morreu de acidente cardíaco ao volante da sua viatura, faltavam onze dias para o Natal de 2001.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...