terça-feira, 27 de janeiro de 2009

EFEMÉRIDEFrancis Drake, corsário, explorador e almirante inglês, morreu em San Juan, Porto Rico, no dia 27 de Janeiro de 1595, vítima de disenteria. Segundo a lenda, o seu corpo foi lançado ao mar, trajando uma armadura de ouro de dezoito quilates, juntamente com a sua espada, também de ouro. Nascera em Tavistock, Devonshire, em Fevereiro ou Março de 1540.
Ficou conhecido pela sua luta contra Felipe II de Espanha e por ter sido a primeira grande figura da marinha do seu país. Comandou a esquadra de Inglaterra que derrotou a “Invencível Armada” espanhola, tida como a maior força naval da Europa naquela época. Com desvantagem numérica e poucos mantimentos, assegurou a supremacia naval dos ingleses. Fez pirataria nas Caraíbas contra navios e possessões espanholas, viajou ao longo da América do Norte e foi o primeiro comandante inglês a circum-navegar o mundo.
Chegou a capitão de navio cerca dos vinte anos de idade e, tempos depois, foi atacado e derrotado pela Armada Espanhola, perdendo o navio e quase perdendo a vida, o que lhe deixou um ressentimento profundo contra os espanhóis.
Em 1577, a rainha Isabel I enviou Drake numa expedição para atacar os espanhóis ao longo da costa americana do Pacífico. Drake partiu no “Golden Hind”, atravessou o estreito de Magalhães, devastou os territórios de Espanha nas costas ocidentais da América, tomou posse da Califórnia e regressou à Europa via Índias Orientais, pela rota do cabo da Boa Esperança, tendo completado assim a segunda viagem de circum-navegação da história (1580). Utilizou mapas portugueses e também alguns pilotos da mesma nacionalidade. A rainha nomeou-o Vice-almirante.
Em 1588 liderou a Armada Inglesa, na defesa a um ataque espanhol, afundando vinte e três navios e capturando o “navio almirante” inimigo. No ano seguinte tentou, sem sucesso, libertar Portugal da ocupação espanhola.
Atribui-se a Drake a introdução da batata na Europa, que ele teria trazido de Santa Fé no México. Uma reprodução do navio de Francis Drake está ancorada na margem sul do rio Tamisa em Londres.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...