quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

EFEMÉRIDEWilliam Butler Yeats, poeta, dramaturgo e místico irlandês, muitas vezes designado apenas por W. B. Yeats, morreu em Roquebrune-Cap-Martin, França, em 28 de Janeiro de 1939. Nascera em Sandymount, Dublin, no dia 13 de Junho de 1865. Foi um dos elementos mais activos do “Renascimento da Literatura Irlandesa” (ou “Renascimento Celta”) e foi um dos fundadores do Abbey Theatre (1904).
As suas primeiras obras foram caracterizadas por um romantismo exuberante e fantasioso, bem demonstrado pela sua colectânea “O Crepúsculo Celta”, publicada em 1893. Posteriormente, por volta dos 40 anos, como resultado da sua relação com poetas modernistas, como Ezra Pound, e também do envolvimento activo no nacionalismo irlandês, o seu estilo tornou-se mais austero e moderno.
Foi igualmente senador, cargo que exerceu com dedicação e seriedade. Foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura de 1923 e em 1934 compartilhou o Prémio Gothenburg de poesia com Rudyard Kipling.
Yeats, a exemplo dos irmãos, foi educado em casa. A mãe entretinha os filhos com histórias e contos populares do seu condado de origem. Em 1877 entrou para a Escola Godolphin, onde estudou durante quatro anos. Em 1881 continuou a sua formação académica na Erasmus Smith High School de Dublin. Foi no estúdio de pintura do seu pai, localizado ali perto, que Yeats conheceu vários artistas e escritores. Manteve-se na escola secundária até 1883, começando a escrever poesia por esta época.
Os seus primeiros poemas, bem como um ensaio designado por “The Poetry of Sir Samuel Ferguson”, foram publicados na Dublin University Review em 1885. De 1884 a 1886 frequentou a Metropolitan School of Art.
Os primeiros trabalhos poéticos inspiravam-se sobretudo nos mitos e no folclore irlandês. O seu primeiro poema com alguma importância foi “A Ilha das Estátuas”. O primeiro livro publicado foi “Mosada: A Dramatic Poem” (1886).
Ainda que influenciado pelo simbolismo francês, Yeats procurou sempre focar conteúdos e temas relacionados com a Irlanda. Teve também, ao longo da vida, um interesse enorme pelo misticismo e pelo espiritualismo. Em 1885 formou com alguns amigos a “Ordem Hermética de Dublin”, a “Loja Teosófica de Dublin” e a “Ordem Hermética do Alvorecer Dourado”. As inclinações místicas de Yeats, que eram influenciadas pela religião Hindu, por crenças teosóficas e pelo ocultismo, serviriam mais tarde de base para alguns dos seus poemas.
Foi muito produtivo nos últimos anos da sua vida, publicando poesia, peças de teatro e diversas prosas. Em 1938, um ano antes de morrer, foi pela derradeira vez ao Teatro Abbey, assistir à estreia da sua peça “Purgatory”. A autobiografia de W. B. Yeats foi publicada igualmente nesse ano.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...