sábado, 17 de janeiro de 2009

EFEMÉRIDEPedro Calderón de la Barca de Henao y Riaño, dramaturgo e poeta espanhol, nasceu em Madrid no dia 17 de Janeiro de 1600. Morreu, também na capital espanhola, em 25 de Maio de 1681.
Perdeu a mãe e o pai quando tinha respectivamente dez e quinze anos de idade. Estudou no Colégio Imperial da Companhia de Jesus, onde se iniciou no latim, na retórica e na leitura de clássicos. Posteriormente prosseguiu os seus estudos nas Universidades de Alcalá de Henares e de Salamanca.
Em 1620 foi para Madrid e viveu na corte, começando a participar em concursos de poesia e a escrever as primeiras peças. Por volta de 1623 esteve na Flandres como soldado e em 1625 iniciou a sua carreira dramática, depressa se transformando no dramaturgo favorito da corte, sobretudo depois da morte de Lope de Vega em 1635.
Em 1640 retomou a carreira militar da qual se retiraria em 1642. Em 1651 foi ordenado sacerdote e em 1663 tornou-se capelão de honra do rei Filipe IV, fixando-se novamente na corte e dirigindo a representação de autos sacramentais e outras peças teatrais.
Foi autor de uma vasta obra (mais de duzentos textos dramáticos) que marcou decisivamente a história do teatro em língua castelhana.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...