sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

EFEMÉRIDE Estácio de Sá, militar português, fundador da cidade do Rio de Janeiro e primeiro governador-geral da sua Capitania, no período colonial, morreu no Rio de Janeiro em 20 de Fevereiro de 1567. Nascera em Santarém, em 1520.
Chegou a Salvador, na Bahia, em 1563, com a missão de expulsar definitivamente os franceses, que ainda estavam na Baía de Guanabara, e ali fundar uma cidade.
Devido às dificuldades do início da colonização, somente em 1565, com reforços obtidos na então Capitania de São Vicente e com o auxílio dos jesuítas, conseguiu reunir uma força capaz de levar a bem a sua missão.
Em 1 de Março de 1565 fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, num terreno plano entre o morro Cara de Cão e o morro do Pão de Açúcar, onde se situava a sua base de operações. O objectivo da fundação foi dar início à expulsão dos franceses, que já estavam naquelas paragens há uma década.
Combateu os franceses e os seus aliados indígenas durante dois anos. Em 20 de Janeiro de 1567, com a chegada de uma esquadra comandada por Cristóvão de Barros e com reforços indígenas mobilizados pelos jesuítas, lançou-se ao ataque, travando os combates de Uruçu-mirim (actual praia do Flamengo) e Paranapuã (actual Ilha do Governador).
Gravemente ferido por uma flecha indígena que lhe vazou um olho, durante a batalha de Uruçu-mirim, veio a falecer um mês mais tarde, provavelmente vítima de septicemia decorrente do ferimento.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...