quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

EFEMÉRIDEFats Domino, de seu verdadeiro nome Antoine Dominique Domino, cantor americano de rhythm & blues e um dos pioneiros do rock’n’roll, nasceu em Nova Orleães, Luisiana, no dia 26 de Fevereiro de 1928.
Foi educado em língua inglesa, se bem que a sua língua de origem fosse o crioulo francês. Segundo a tradição africana, a música não era para ele apenas um passatempo, mas sim a própria vida. Para os crioulos, qualquer objecto ou ferramenta pode ser transformado num instrumento musical.
O pequeno Antoine, muito tímido e solitário, mas determinado, começou muito cedo a adorar a música. Quando tinha dez anos, a família herdou um piano, de tal modo velho que a ferrugem aparecia através do marfim das teclas. Um seu cunhado, tocador de banjo, num grupo de jazz local, iniciou-o na música, escrevendo as notas sobre as teclas, para que ele as pudesse melhor aprender.
Por volta dos catorze anos, encontrou Robert “Buddy” Hagans, um saxofonista amador, que se tornou seu parceiro musical durante um quarto de século. A este duo juntou-se um baterista e um guitarrista. A popularidade do grupo não parou de crescer e os seus fãs vinham aos clubes em que eles actuavam só para os escutar. Em 1948, Antoine e Buddy inscreveram-se como membros do Sindicato dos Músicos para poderem tocar fora da cidade. Assim, foi num clube nocturno que ele recebeu os primeiros grandes aplausos, sendo então apresentado como “Fats” Domino, por causa da sua corpulência. Os êxitos nunca mais pararam. Um representante da "Imperial Records" contratou-o em 1949. Três anos depois gravou os seus maiores sucessos.
Elvis Presley apoiou Fats e declarou uma grande admiração pelo seu talento. No Outono de 1957 fez uma tournée pelo norte do país. Em Nova Iorque ficou intimidado, ao ver que os espectadores lançavam ovos aos artistas de que não gostavam. Os espectáculos então dados proporcionaram-lhe bastante dinheiro. As suas gravações figuraram nos Tops de 1958/1959.
Aos 32 anos, depois de uma década com muitas exibições, sentiu-se fatigado. Hesitou em continuar o seu modo de vida. Em 1962 fez a sua última gravação para a Imperial e dois anos depois assinou um contrato com a ABC - Paramount Records. A ascensão de vários grupos de rock britânicos fez diminuir a frequência das canções de Fats transmitidas pela rádio. Gravou o seu terceiro álbum com a ABC e assinou um novo contracto com a Mercury Records.
Em 1967 fez a sua primeira tournée pela Europa e em 1970 faz várias apresentações internacionais incluindo na Austrália.
Em 1977, no Madison Square Garden, Fats abriu um espectáculo em honra de Elvis Presley, falecido meses antes.
Em 1980 fez nova digressão pela Europa e recusou vários convites para a televisão e para o cinema.
Em 1988 cantou no Concerto das Lendas do Rock, espectáculo visto na televisão por centenas de milhões de espectadores.
Em 1995 fez a sua última aparição na Europa, numa tournée que teve de ser abreviada por ele ter perdido a voz. Em 1997 começou a dar vários espectáculos nos arredores de Luisiana, sobretudo concertos gratuitos a favor de causas de beneficência.
Em 1998, o presidente americano Bill Clinton atribuiu-lhe a Medalha Nacional para as Artes e, em 1999, cinquenta anos depois da sua primeira gravação, fez ainda vários concertos.
Em 2005, com 77 anos, Domino e a família recusaram evacuar a sua casa, quando da passagem do furacão Katrina que destruiu todo o bairro onde viviam. Foram depois retirados pela polícia portuária. Regressado à terra natal um mês depois, decidiu construir uma nova casa do outro lado do rio Mississípi e de Nova Orleães, onde vive actualmente. Em 2006 lançou um CD para ajudar os músicos amadores da região de Nova Orleães.
Entre os grandes músicos de rock que admitiram ter sido por ele influenciados, contam-se Jerry Lee Lewis, Elvis Presley, os Beatles, os Rolling Stones e The Animals.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...