sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

EFEMÉRIDE Henry Wadsworth Longfellow, poeta norte-americano, autor de numerosos poemas ainda hoje bastante conhecidos, nasceu em Portland, no Maine, em 27 de Fevereiro de 1807. Faleceu em Cambridge, Massachusetts, no dia 24 de Março de 1882. A família Longfellow, de origem inglesa, emigrara para a América em 1676.
Longfellow fez os seus estudos no Bowdoin College, onde ficou depois como bibliotecário. Mais tarde, após uma viagem pela Europa de 1826 a 1829, voltou como professor de francês e de espanhol. Ensinou posteriormente em Havard.
Iniciou a sua carreira literária com a tradução das "Coplas" de Jorge Manrique. Alcançou grande sucesso ao publicar em 1839 o livro de poesia “Vozes da Noite”. É neste livro que se encontra o célebre poema “O salmo da vida”.
Em 1854 abandonou o ensino e passou a dedicar-se inteiramente à literatura, publicando uma série de poemas narrativos. Em 1872, escreveu uma trilogia sobre o cristianismo. Em 1876, fez uma tradução de "A Divina Comédia" de Dante Alighieri.
Foi o primeiro poeta a ter o busto colocado no “Canto dos Poetas” da Abadia de Westminster em Londres.
A obra de Longfellow, que escrevia numa linguagem simples e límpida, foi muito popular na sua época, mas a maioria dos críticos modernos acham-na exageradamente sentimental.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...