quarta-feira, 4 de março de 2009

EFEMÉRIDENikolai Vasilievich Gogol, escritor russo de origem ucraniana, faleceu em Moscovo no dia 4 de Março de 1852. Nascera em Velyki Sorochyntsi, na Ucrânia, em 1 de Abril de 1809.
Apesar de muitos dos seus trabalhos terem sido influenciados pelas origens ucranianas, escreveu em russo e a sua obra é considerada como fazendo parte da literatura russa.
O pai, antigo oficial cossaco, desenvolveu-lhe o gosto pela literatura e a mãe transmitiu-lhe a fé religiosa que lhe trouxe, no fim da vida, um misticismo doentio.
Ainda jovem, deixou a Ucrânia para ir trabalhar em São Petersburgo num Ministério. A saudade do seu país natal inspirou alguns dos seus escritos. O contacto com Alexander Pushkin e a consequente amizade abriram-lhe o caminho para a Literatura.
A vida de funcionário público teve também influência sobre Gogol, sobretudo na magnífica novela “O Capote” (1843).
Gogol conseguiu uma cadeira de professor de História no Instituto Patriótico de Jovens Moças e, em seguida, na Universidade de São Petersburgo (1831 - 1835). Durante este período, publicou muitas novelas. Gogol sentia-se, no entanto, incompreendido, irritado tanto por aqueles que o apoiavam como por aqueles que o criticavam, pois todos simplificavam e deturpavam o seu pensamento profundo, julgando que ele atacava as instituições de uma maneira persecutória. A sua intenção era tão só a de denunciar os vícios, os abusos e a mesquinhez da alma humana.
A morte de Pushkin no ano de 1837, num duelo, abalou profundamente Gogol. Viajou pela Europa e fez uma peregrinação a Jerusalém (1848). A saúde degradava-se e ele, ainda por cima, pensava sempre que se encontrava muito mais doente do que na realidade estava. O seu sentimento religioso exaltava-se e Gogol tornou-se cada vez mais místico.
Voltou a Moscovo para redigir a segunda parte de “Almas Mortas”, mas o seu estado físico e psíquico degradava-se sem retorno. No início de 1852, num momento de delírio, queimou na lareira do seu quarto todos os manuscritos inéditos. Morreu, fatigado por consecutivos jejuns. O seu corpo foi embalsamado e durante o dia do funeral percorreu diferentes locais aos ombros de estudantes moscovitas.
Alguns escritores russos notáveis denotaram nas suas obras certas influências de Gogol. Foram os casos, por exemplo, de Dostoïevski, de Boulgakov e de Soljenitsine.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...