terça-feira, 10 de março de 2009

EFEMÉRIDE - Samuel Ferguson, poeta, advogado e antiquário irlandês, nasceu em Belfast no dia 10 de Março de 1810. Faleceu em Howth, perto de Dublin, em 9 de Agosto de 1886. É considerado por muitos como o mais importante poeta anglo-irlandês do século XIX, devido ao seu interesse pela mitologia irlandesa e pelos primórdios da história da Irlanda.
Enquanto o pai levava uma vida de perdulário, a mãe era uma pessoa muito sociável e amante da literatura: desde cedo, começou a ler para os filhos obras de Shakespeare, de Walter Scott e de Keats, entre outros autores ingleses.
Samuel foi educado na Academia e no Instituto Académico de Belfast. Mudou-se depois para Dublin, onde estudou Direito no Trinity College. Obteve o bacharelato em 1826 e o mestrado em 1832.
Visto que o pai tinha gasto grande parte do espólio da família, Ferguson viu-se obrigado a suportar as suas próprias despesas enquanto estudava. Para isso, dedicou-se à escrita, tendo começado a publicar regularmente no “Blackwood's Magazine” aos 21 anos. Iniciou a sua actividade de advogado em 1838, mas continuou a escrever e a publicar, tanto no Blackwood's como numa revista entretanto fundada - “Dublin University Magazine”.
Além de escrever poesia, Ferguson colaborou com vários artigos sobre temas irlandeses em jornais de antiquários. Em 1863 viajou até à Bretanha, Irlanda, Gales, Inglaterra e Escócia para estudar diversos sítios arqueológicos. Estes estudos foram de importância decisiva para o seu trabalho mais importante sobre antiguidades - “Inscrições Ogham na Irlanda, Gales e Escócia”, que foi publicado postumamente em 1887.
A colectânea dos seus poemas “Lays of the Western Gael” foi publicada em 1865 e mereceu o Doutoramento Honoris Causa concedido pelo Trinity College. Dois anos depois, Ferguson abandonou os tribunais para aceitar o cargo de Deputado dos Registos Públicos na Irlanda. Em recompensa pelos serviços prestados, recebeu a ordem de Cavaleiro (Sir) em 1878.
Em 1882 foi eleito Presidente da Academia Real Irlandesa, uma organização dedicada ao avanço da ciência, da literatura e aos estudos de antiguidades.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...