quinta-feira, 19 de março de 2009

EFEMÉRIDESergei Pavlovich Diaghilev, empresário russo, fundador dos Ballets Russos, companhia de bailado a partir da qual surgiram famosos dançarinos e coreógrafos, nasceu em Selichtchi no dia 19 de Março de 1872. Morreu em Veneza, em 19 de Agosto de 1929.
De origem nobre, teve uma educação privilegiada e estudou Direito e Artes. Com grande capacidade e dinamismo, foi designado pelo príncipe Volkonski, então director dos teatros imperiais russos, delegado nas missões extraordinárias dos teatros imperiais, incorporando-se no ballet por mero acaso.
Fundou o diário artístico “O Mundo da Arte”, que divulgava a pintura e a arte russas.
É considerado como um dos maiores produtores de ballet do mundo. Ambicioso e inteligente, absorvia com facilidade todas as novas correntes da arte. Dotado de uma personalidade muito forte e de notável cultura artística, bastante eclético e conservador no que tocava às tradições clássicas, Diaghilev, com a ajuda de alguns mecenas, conseguiu moldar à sua maneira grandes talentos e revelou ao mundo no campo da dança, da música, da cenografia, da pintura e da poesia, grandes nomes como os de Nijinski, Anna Pavlova, Natalia Dubrovska, Serge Lifar, Stravinski, Rimski Korsakov, George Balanchine, Debussy, Ravel, Prokofiev, Stravinsky, Matisse, Picasso, Cocteau e muitos outros.
Diaghilev também encomendou músicas de bailado a compositores de grande renome: Debussy, Ravel, Richard Strauss, Prokofiev, etc.
Durante vinte anos maravilhou o mundo, mostrando a arte russa na sua integralidade. Nos anos seguintes as representações continuaram a ter sucesso, mas o equilíbrio financeiro tornou-se precário. A sua morte veio pôr fim a uma vida que foi uma verdadeira aventura.
Vários membros dos Ballets Russos tornaram-se referências da arte coreográfica no Ocidente, como Balanchine nos Estados Unidos, Serge Lifar em França e Ninette de Valois na Inglaterra.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...