sábado, 25 de abril de 2009

EFEMÉRIDE Albert Uderzo, desenhador francês, famoso sobretudo por ter criado, em parceria com René Goscinny, as aventuras de Astérix, nasceu em Fismes no dia 25 de Abril de 1927.
Filho de imigrantes italianos, desejou em criança vir a ser mecânico de aviões, embora já mostrasse algum talento para as artes.
Durante a 2ª Guerra Mundial deixou Paris e foi para a Bretanha, onde trabalhou numa quinta e ajudou o seu pai num negócio de mobílias. Ao mesmo tempo, descobriu a banda desenhada com a figura de Mickey Mouse. Empregou-se depois numa editora e aprendeu as bases do ofício de desenhador. Até ao fim dos anos 1940 trabalhou para vários jornais e revistas.
Alguns anos mais tarde, quando foi necessário escolher uma localização para a aldeia de Astérix, René Goscinny deixou essa decisão para Uderzo, que não teve dúvidas em escolher a Bretanha.
Uderzo iniciou a sua carreira de artista em Paris, logo a seguir à guerra, criando vários personagens de banda desenhada.
Conheceu Goscinny em 1951 e tornaram-se grandes amigos, decidindo trabalhar juntos na sucursal da empresa belga World Press. Em 1959, Goscinny tornou-se editor e Uderzo director artístico da revista para crianças “Pilote”. Esta revista publicou “Astérix” pela primeira vez e foi um sucesso em França. Paralelamente, Uderzo trabalhou com Jean-Michel Charlier, na série “Michel Tanguy”, mais tarde chamada “As Aventuras de Tanguy e Laverdure”.
Em 1961, após dois anos de publicação na revista Pilote, as histórias de Astérix foram editadas individualmente em livro. A primeira chamava-se “Astérix, O Gaulês”. Em 1967, depois do sucesso do álbum, ambos os autores decidiram dedicar-se em exclusividade a este personagem. Em 1974 criaram os Estúdios Idéfix para controlar a sua adaptação ao cinema (desenhos animados).
Mesmo depois da morte prematura de Goscinny, em 1977, Uderzo continuou a ilustrar os livros de Astérix, obtendo as maiores tiragens da história da banda desenhada europeia.
Uderzo foi capaz de desenhar estilos muito diferentes, do realismo de “Tanguy e Laverdure” à caricatura de “Astérix”.
Foi nomeado Cavaleiro da Legião de Honra em 1985, vivendo actualmente em Neuilly-sur-Seine.
Duas curiosidades: porque é daltónico, não distinguindo o vermelho do verde, os seus desenhos foram coloridos durante vários anos pelo irmão Marcel; Uderzo nasceu com seis dedos em cada mão e foi operado com a idade de um mês, para corrigir a anomalia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...