terça-feira, 21 de abril de 2009

EFEMÉRIDEDaniel Defoe, comerciante, político, jornalista e escritor inglês, autor do romance “Robinson Crusoe”, morreu em Ropemaker’s Alley, Moorfields, perto de Londres, no dia 21 de Abril de 1731. Nascera em Stoke Newington, também próximo de Londres, em 10 de Outubro de 1660.
Depois de terminados os estudos, Defoe tornou-se comerciante, embora a sua tendência para a especulação não o tenha favorecido nesta carreira. Fez várias incursões pela política, mas acabou por se dedicar exclusivamente à literatura.
Defoe escreveu vários panfletos importantes, muitos deles favoráveis a Guilherme III. Para além disso, fundou e incrementou o jornal periódico “The Review” praticamente sozinho.
Tornou-se famoso graças a “Robinson Crusoe”, livro escrito em 1719. Neste romance, Defoe narra a história do único sobrevivente de um naufrágio, que o deixou numa ilha aparentemente deserta.
Com “Moll Flanders”, em 1722, Daniel Defoe continuou a narrar as vidas de personagens solitárias e em crise. Uma outra sua obra significativa é “A Journal of the Plague Year”, também de 1722, na qual construiu um enredo à volta de uma epidemia de peste, com um realismo admirável.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...