terça-feira, 7 de abril de 2009

EFEMÉRIDE - Francis Ford Coppola, produtor, guionista e realizador norte-americano, nasceu em Detroit no dia 7 de Abril de 1939.
O pai era músico e compositor e a mãe actriz. Sofrendo de poliomielite, o pequeno Francis passou muito tempo acamado, o que favoreceu a sua imaginação. Aproveitou para fazer espectáculos de marionetes improvisados na sua própria casa. Fez os primeiros filmes amadores apenas com dez anos de idade, utilizando uma máquina de “8 mm” do seu pai. Depois do liceu, estudou teatro na Universidade de Hofstra, antes de frequentar a escola de cinema “UCLA”. Enquanto aqui esteve, fez inúmeros pequenos filmes. No fim dos anos 1960, começou a sua carreira profissional com filmes de baixo orçamento e escreveu diversos guiões.
Acabados os estudos, realizou o seu primeiro filme “You’re a big boy now”. Foi-lhe seguidamente oferecida a direcção da versão cinematográfica do musical da BroadwayFinian’ s rainbow”, protagonizado por Petula Clark e pelo veterano Fred Astaire. O sucesso não foi grande, mas o seu trabalho com Petula Clark contribuiu para a nomeação dela para os Globos de Ouro.
Em 1971 Coppola ganhou um Oscar pelo seu roteiro em “Patton”. No ano seguinte foi guionista e director de “O Padrinho” e, em 1974, de “O Padrinho II”, tendo com ambos ganho o Oscar de “Melhor Filme”, proporcionando-lhe também o reconhecimento como grande cineasta (Óscar também de “Melhor Realizador” no Padrinho II), dando-lhe uma certa independência económica e ressuscitando-lhe o sonho de conquistar Hollywood.
Entre estes dois filmes realizou “Conversação Secreta” que obteve a “Palma de Ouro” do Festival de Cannes.
Após estes sucessos, dedicou-se a um projecto ambicioso - “Apocalypse Now”. A realização do filme foi marcada por inúmeros problemas, desde tufões e abuso de drogas, até à crise cardíaca de Martin Sheen e à aparência inchada de Marlon Brando, que Coppola tentou esconder, utilizando um duplo e filmando-o na sombra. A montagem foi também uma missão ciclópica, pois havia cerca de 250 horas de película filmada. Muitas cenas não foram vistas até hoje. Quando finalmente estreou, o filme foi amado e odiado pela crítica e os seus elevados custos quase levaram ao colapso o “American Zoetrope”, estúdio criado por Coppola e George Lucas, que viria a falir tempos mais tarde depois de alguns insucessos. O filme ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes.
Em 1986, Coppola e George Lucas, para equilibrar a situação financeira, dirigiram o filme “Captain Eo”, com Michael Jackson, para os parques temáticos da Disney.
Em 1990 completou a série dos "Padrinhos" com “O Padrinho III” que, apesar de não ter sido tão aclamado pela crítica como os anteriores, foi um grande sucesso de bilheteira.
Paralelamente com a sua carreira de cineasta, comprou e renovou uma das mais antigas e importantes empresas vinhateiras americanas (Inglewood) e passou a gerir vários hotéis.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...