sábado, 23 de maio de 2009

EFEMÉRIDE Anatoly Karpov, xadrezista soviético (depois russo), nasceu em Slatoust no dia 23 de Maio de 1951. Foi Campeão Mundial de 1975 a 1985, ficando durante dez anos consecutivos com este título. É considerado por muitos como um dos maiores jogadores de todos os tempos.
Karpov perdeu o título de campeão mundial para o jovem Garry Kasparov. Durante a década de 90, após a criação da PCA, Karpov voltou a ser Campeão Mundial pela FIDE. Possui um dos maiores palmarés da história do xadrez, com mais de 160 primeiros lugares. Distinguiu-se sempre pela sua rapidez de raciocínio e pela precisão dos seus cálculos.
Aprendeu a jogar aos quatro anos e aos onze já era candidato a Mestre. Aos doze anos foi admitido na prestigiada Escola de Xadrez de Mikhaïl Botvinnik em Moscovo. Aos quinze anos tornou-se Mestre Nacional, igualando o recorde de precocidade de Boris Spassky (1952).
Na categoria de juniores, sagrou-se Campeão da Europa em 1967 e do Mundo em 1969, obtendo o título de Mestre Internacional.
Em 1968 ingressou na Universidade de Moscovo para estudar Matemáticas, transferindo-se depois para a de Leninegrado, onde se licenciou em Economia.
Em 1970 obteve o título de Grande Mestre Internacional. Representou seis vezes a URSS em Olimpíadas, que eram consideradas até ao meio dos anos 1980 como os campeonatos do mundo por equipas, tendo sempre ganho a medalha de ouro.
Em 1999 fundou uma pequena companhia petrolífera. As suas aparições nos tabuleiros foram rareando a partir de 2004. No princípio de 2007 a sua empresa anunciou a descoberta de uma enorme jazida de gás natural na Sibéria oriental, mas foi acusada de fraude.
Karpov dedica-se actualmente ao ensino, tendo fundado várias escolas de xadrez nos países que resultaram do desmembramento da URSS e também na Europa, Estados Unidos e América do Sul.
Karpov é ainda um eminente filatelista, especialista nos temas “Bélgica”, de que possui a mais rica colecção do mundo, e “Rússia/União Soviética”, cuja colecção se situa em 3º lugar a nível mundial. Possui igualmente uma grande colecção temática de Xadrez.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...