domingo, 3 de maio de 2009

EFEMÉRIDE Bing Crosby, de seu verdadeiro nome Harry Lillis Crosby, cantor e actor norte-americano, nasceu em Tacoma, Washington, no dia 3 de Maio de 1903. Faleceu na capital espanhola em 14 de Outubro de 1977, vítima de um ataque cardíaco enquanto jogava golfe. É considerado um dos maiores cantores populares do século XX.
Abandonou os estudos de Direito na Universidade Gonzaga para tocar bateria e cantar. Formou um trio e percorreu os Estados Unidos, de uma costa à outra, no final dos anos 1920.
Em 1930 apareceu pela primeira vez no cinema e, no ano seguinte, gravou o primeiro disco a solo. A partir daí assinou contratos com rádios e gravou centenas de músicas até ao final da década de 50, transformando-se no cantor mais popular dos Estados Unidos de toda aquela época.
No cinema, Bing Crosby formou uma famosa dupla cómica com Bob Hope nos anos 40. "O Bom Pastor", filme de 1944, deu-lhe o Oscar de Melhor Actor. Foi nomeado para esta distinção duas outras vezes (1945 e 1954).
Imortalizou a canção "White Christmas" e a sua voz transformou-se num dos símbolos do Natal. Dela foram vendidas mais de 50 milhões de cópias e foi cantada por mais de 400 cantores de todo o mundo.
Ganhou o Prémio Cecil B. DeMille em 1960, concedido pela Associação de Críticos Estrangeiros de Hollywood.
O seu nome artístico “Bing” teve como origem a banda desenhada "The Bingville Bugle", cujo personagem principal tinha orelhas grandes como as dele.
Foi a primeira opção para desempenhar o papel do famoso detective Columbo, mas declinou a proposta. Entrou em cerca de uma centena de filmes e cantou centenas de canções, entre as quais 41 estiveram nas classificações “Top 30” do seu tempo. Ganhou 23 discos de ouro e de platina. Em 1962 recebeu o Prémio Grammy. Possui uma estrela na célebre Calçada da Fama.
O seu modo de cantar, as suas músicas e as suas letras influenciaram vários cantores de renome, como Frank Sinatra, Bob Dylan e John Lemon.
Crosby foi um dos pioneiros na utilização intensiva de microfones, nas gravações em cassetes áudio magnéticas e nos discos de vinil Long Play.
No seu testamento deixou estipulado que nenhum dos seus filhos poderia tocar no dinheiro, deixado por herança, antes de atingir os 65 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...