terça-feira, 5 de maio de 2009

EFEMÉRIDE Gino Bartali, célebre ciclista italiano, morreu em 5 de Maio de 2000. Nascera em Ponte a Ema, perto de Florença, em 18 de Julho de 1914.
Em 1934, um cirurgião plástico refez-lhe totalmente a cara, no seguimento de grave queda ocorrida durante uma prova de ciclismo.
Excelente trepador e muito combativo, foi o vencedor da Volta a Itália em 1936, 1937 e 1946 e da Volta a França em 1938 e 1948. Ganhou 91 provas profissionais durante uma carreira que durou 23 anos.
O palmarés de Bartali, mais velho cinco anos que o seu rival Fausto Coppi, foi largamente prejudicado pela eclosão da Segunda Guerra Mundial, quando estava precisamente no melhor da sua forma.
A vitória na Volta a França em 1948 contribuiu para aliviar a tensão que se vivia nesse ano em Itália, devido ao atentado contra o político Palmiro Togliatti.
Foi condecorado com o Grande Oficialato da Ordem de Mérito da República Italiana em 1986 e, mais tarde, foi feito Cavaleiro da Grã-Cruz da mesma Ordem. Existe uma Praça em Florença com o seu nome.
Bartali escreveu algumas das páginas mais notáveis numa época de ouro do ciclismo mundial. Da sua vida, foi feito o filme “Gino Bartali - L'intramontabile”, em 2006.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...