quinta-feira, 21 de maio de 2009

EFEMÉRIDE Giuseppe Mercalli, sismólogo e vulcanólogo italiano, que desenvolveu a Escala de Mercalli, nasceu em Milão no dia 21 de Maio de 1850. Morreu em Nápoles, em 19 de Março de 1914, vítima de um incêndio em sua casa.
Entrou para as Ordens em 1872 e foi como abade que continuou os estudos de sismologia. Obteve em 1874 a sua “Laurea” (título de doutor) em Ciências Naturais. Ensinou depois esta matéria no Seminário de Monza.
A sua actividade de cientista estendeu-se pelo período 1880/1913. Começou por estudar os depósitos glaciares alpinos na Lombardia e foi em seguida professor na Escola Secundária de Monza, para a qual escreveu também os textos escolares.
Em 1885 ensinou em Reggio de Calábria. Foi mais tarde professor de geologia e mineralogia na Universidade de Catânia.
A partir de 1892 ensinou vulcanologia e sismologia na Universidade de Nápoles. Em 1911 foi nomeado director do Observatório do Vesúvio.
Publicou 115 trabalhos, entre estudos, pesquisas e observações. Realizou o primeiro mapa sísmico do território italiano. Ficou célebre pela elaboração da Escala com o seu nome, que mede a intensidade dos sismos tendo como base os efeitos produzidos. Foi nomeado Cavaleiro da Coroa de Itália pelo seu mérito científico.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...