quarta-feira, 27 de maio de 2009

EFEMÉRIDE Ivete Maria Dias de Sangalo, popular cantora brasileira, nasceu em Juazeiro, Bahia, no dia 27 de Maio de 1972.
Começou a cantar ainda criança e, no colégio, aproveitava os intervalos para tocar violão. Foi morar em Salvador com dezassete anos, tendo trabalhado como modelo. Não resistiu porém à paixão pela música, que sempre foi o seu grande sonho.
Actuou em pequenos bares no início da carreira. Depois, realizou alguns shows em cidades do interior da Bahia, chegando a apresentar-se em Pernambuco.
Foi convidada para participar num evento na cidade de Morro do Chapéu, onde conheceu o produtor Jonga Cunha, fundador da “Banda Eva”. Estava iniciado o reinado de Ivete naquela banda, com a qual gravou seis álbuns, vendendo mais de cinco milhões de cópias. Em 1992, ganhou o Prémio Dorival Caymmi de melhor intérprete.
Em 1997 a banda entrou para história da música brasileira, lançando Banda Eva Ao Vivo, que vendeu mais de 2 milhões de cópias, transformando a banda no maior sucesso do Brasil. Chegaram a fazer cerca de trinta shows por mês. Ivete mostrou grande talento, interpretando músicas dos mais diversos estilos.
A sua carreira a solo começou em 1999 e, entretanto, já ultrapassou os oito milhões de discos vendidos. É acompanhada pela "Banda do Bem".
Em Portugal, Ivete Sangalo tornou-se conhecida durante o “Rock in Rio” 2004. A partir daí, a cantora começou a conquistar o país, fazendo digressões que passaram por Lisboa, Porto, Ilha da Madeira e outras cidades portuguesas. Voltou a actuar no “Rock in Rio” 2006, perante mais de cem mil pessoas e, em 2008, actuou de novo no “Rock in Rio”, abrindo o festival.
O património de Ivete Sangalo está calculado em 132 milhões de euros, cobrando elevados cachets por cada espectáculo e tendo vários contratos publicitários com marcas de prestígio internacional.
A sua canção “Cadê Dalila?” foi eleita a Música do Carnaval 2009. Tem prevista para este ano (o mais tardar 2010) a gravação do seu terceiro DVD ao vivo, desta vez no Madison Square Garden, em Nova Iorque.
Em 2002 ganhou o título de Cidadã Pernambucana e, em 2008, de Cidadã Carioca. Recebeu inúmeros prémios, entre os quais vários de “Melhor Intérprete”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...