terça-feira, 19 de maio de 2009

EFEMÉRIDEJoey Ramone, de seu verdadeiro nome Jeffrey Ross Hyman, cantor e letrista norte-americano, nasceu em Nova Iorque no dia 19 de Maio de 1951. Faleceu na mesma cidade, vítima de um linfoma, em 15 de Abril de 2001.
Ficou conhecido principalmente pelo seu trabalho na banda de “punk rock” os “Ramones”. Juntamente com o seu companheiro de banda Johnny Ramone (verdadeiro nome, John Cummings), foram os únicos membros que permaneceram desde o início da banda até ao fim (1996).
Joey tinha 2,02m de altura, era extremamente magro e praticava a alimentação vegetariana. Sempre de cabelos longos e óculos escuros, que quase lhe escondiam a cara, tinha crises obsessivas - compulsivas e abusava do álcool e de drogas.
Cresceu em Forest Hills, no Queens, numa comunidade judaica. Durante a sua juventude teve uma vida bastante conturbada, o que inspirou ironicamente a sua canção "We're A Happy Family". Os pais divorciaram-se no começo de 1960. A mãe encorajou-o no interesse pela música.
A banda gravou inúmeros discos e Joey só nos últimos anos de vida começou a cantar a solo. Dessas actuações foram publicados dois álbuns a título póstumo. O primeiro foi lançado em 2002, ano em que entrou para o “Rock and Roll Hall of Fame”; o segundo em 2008.
Em 2003 a cidade de Nova Iorque deu o seu nome a uma Praça. Joey Ramone é considerado o pai do punk. Uma fotografia sua figura no livro “Poeiras de Anjos” da romancista Ann Scott.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...