quinta-feira, 18 de junho de 2009

EFEMÉRIDE Celly Campello, de seu verdadeiro nome Célia Benelli Campello, cantora e precursora do rock no Brasil, nasceu em Taubaté no dia 18 de Junho de 1942. Faleceu em Campinas, em 4 de Março de 2003.
Dançou o "Tico-Tico no Fubá", aos cinco anos, numa festinha infantil. Com seis anos cantou na Rádio Cacique e tornou-se uma das participantes do Clube do Guri (Rádio Difusora de Taubaté). Estudou piano, violão e ballet durante a infância.
Aos doze anos já tinha o seu próprio programa de rádio. Em 1958 gravou um disco em São Paulo, numa das faces do primeiro “78 rotações” do irmão Tony Campello, que a acompanhou em boa parte da sua carreira. Estreou-se na televisão com o programa “Campeões do Disco” da TV Tupi, em 1958. No ano seguinte estreou um programa ao lado do irmão, intitulado “Celly e Tony em Hi-Fi”, na Rede Record, o qual apresentou durante dois anos.
Atingiu o apogeu da sua carreira em 1959 com a versão brasileira de “Stupid Cupid”. A música foi lançada num programa do Chacrinha e tornou-se um sucesso em todo o Brasil. Nesse mesmo ano participou na longa-metragem “Jeca Tatu”.
Gravou grandes sucessos (Lacinhos Cor-de-Rosa, Billy, Banho de Lua, etc.) que lhe valeram inúmeros prémios e troféus, inclusivamente no estrangeiro, o que lhe deu o título de “Rainha do Rock Brasileiro”.
Para desgosto de toda uma geração, Celly abandonou a carreira no seu auge, aos 20 anos, para se casar e morar em Campinas. Foi em 1962 e José Eduardo Gomes Chacon era seu namorado desde a adolescência.
Em 1976 regressou a um breve estrelato interpretando a telenovela “Estúpido Cupido” na TV Globo. Incentivada pelo sucesso, tentou retomar a carreira, chegando a gravar um disco e fazendo alguns espectáculos. Com o fim da telenovela, voltou ao anonimato.
Vítima de doença cancerosa, morreu no Hospital Samaritano, em Campinas, num triste dia de Março. Foi uma grande perda para o Brasil e uma saudade para Portugal, onde as suas canções eram muito populares.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...