sexta-feira, 12 de junho de 2009

EFEMÉRIDE - Frédéric Passy, político e pacifista francês, faleceu em Neuilly-sur-Seine no dia 12 de Junho de 1912. Nascera em Paris, em 20 de Maio de 1822.
Recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1901. Foi fundador e presidente da Sociedade Francesa para a Paz.
Oriundo de uma família de notáveis políticos e cientistas, Frédéric preferiu seguir os estudos de jurista. Foi durante algum tempo auditor no Conselho de Estado antes de iniciar a carreira de jornalista.
No seguimento de uma campanha, que organizou no jornal “Le Temps”, contra uma guerra entre a França e a Prússia, fundou a Liga Internacional da Paz em 1867 e, três anos mais tarde, a Sociedade de Arbitragem entre as Nações, antecessora da ONU. Fundou em seguida a União Internacional para a Paz (1889) e facilitou a aproximação entre a França e a Inglaterra.
Em 1877, foi eleito para a Academia das Ciências Morais e Políticas. Pertenceu à Câmara dos Deputados após as eleições de 1881 e 1885. Foi autor de uma lei sobre acidentes de trabalho, favorável aos operários.
Em 1888, à frente de uma delegação de deputados franceses, encontrou William Randal Cremer, que viria a ser Nobel da Paz em 1903. No seguimento desta reunião, que juntou um grupo de parlamentares franceses, britânicos, italianos, espanhóis, dinamarqueses, húngaros, belgas e americanos, foi criada a União Interparlamentar, da qual Frédéric Passy foi um dos primeiros presidentes.
Apaixonado pela pedagogia, Frédéric Passy não abandonou nunca a sua vocação, ensinando até à idade de 81 anos e escrevendo numerosas obras. Defensor dos direitos das Mulheres e favorável à abolição da pena de morte, ele era - no domínio da economia - partidário do mercado livre e dos aforros.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...