sábado, 4 de julho de 2009

EFEMÉRIDE Alfredo di Stéfano Laulhé, ex-futebolista argentino, nasceu em Buenos Aires no dia 4 de Julho de 1926. Foi um dos melhores jogadores de todos os tempos. É presidente honorário do Real Madrid.
Começou a sua vida como trabalhador agrícola e guardador de cavalos e vacas. A sua carreira futebolística iniciou-se no River Plate da Argentina em 1943. Disputou o seu primeiro jogo oficial em 1945, contra o Huracán, no qual marcou um golo aos quinze segundos, que foi por muito tempo o mais rápido da história do futebol argentino.
No ano seguinte, foi emprestado precisamente ao Huracán para ser "rodado". Porque teve um desempenho brilhante, foi chamado de volta. Em 1947, conquistou o seu primeiro título, o campeonato argentino, sendo considerado o melhor jogador, além de ser o melhor marcador. Bisou um campeonato da Argentina.
Foi depois, em representação do Millonarios, quatro vezes campeão colombiano e venceu uma Taça da Colômbia.
Ganhou o Campeonato Sul-Americano de 1947, pela Argentina. Foi, entretanto, contratado pelo Real Madrid, vencendo uma Taça de Espanha, cinco Taças Europeias e sendo oito vezes Campeão de Espanha.
Naturalizou-se espanhol em 1957, mas nunca brilhou nos Mundiais: uma vez, porque a Espanha não passou das eliminatórias (1958), outra porque se lesionou (1962).
Em 1963, durante uma tournée do Real pela América do Sul, foi raptado por revolucionários venezuelanos em Caracas.
Di Stéfano transferiu-se no fim da sua carreira para o Español de Barcelona, onde jogou duas épocas, antes de se retirar aos quarenta anos de idade. Passou a ser treinador, tendo dirigido com sucesso o Boca Juniores, o River Plate, o Valência e o Real Madrid.
Como jogador venceu duas “Bolas de Oiro”, foi o melhor marcador do campeonato da Colômbia por duas vezes e do campeonato espanhol por cinco vezes. Marcou ao todo 893 golos em 1180 jogos oficiais.

1 comentário:

Anónimo disse...

El Mejor Futbolista de Todos los Tiempos

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...