quarta-feira, 15 de julho de 2009

EFEMÉRIDE Aníbal António Cavaco Silva, economista e político português, nasceu em Boliqueime, Loulé, no dia 15 de Julho de 1939. É, desde 2006, Presidente da República Portuguesa.
Foi primeiro-ministro de 1985 a 1995, tendo sido a personalidade que mais tempo esteve na liderança do governo do país desde o 25 de Abril.
Licenciado em Finanças em 1964 no ISCEF, veio a ser professor no mesmo Instituto a partir de 1966. Doutorou-se posteriormente em Economia na Universidade de York, Inglaterra, em 1974. Ao regressar a Portugal, trabalhou no Instituto de Ciências Económicas e Financeiras, na Universidade Nova de Lisboa, na Universidade Católica e no Banco de Portugal. Neste último, foi director do Departamento de Estudos Económicos.
Ocupou o cargo de Ministro das Finanças e do Plano no Governo de Francisco Sá Carneiro, em 1980, ganhando uma reputação de economista liberal. Após a morte do primeiro-ministro num acidente de aviação, recusou continuar no governo que se seguiu, chefiado por Francisco Pinto Balsemão (1981).
Foi eleito presidente do Partido Social Democrata (PSD) em Junho de 1985 no congresso da Figueira da Foz.
Após as eleições legislativas seguintes, o seu partido obteve menos de 30% dos votos e apenas 88 deputados mas, porque foi o mais votado, Cavaco Silva formou governo e foi empossado como primeiro-ministro.
Os cortes nos impostos e a liberalização económica, incluindo privatizações de empresas públicas, deram origem a um crescimento económico apreciável, que fez subir a popularidade de Cavaco Silva. No entanto, em 1987, a oposição aprovou uma moção de censura ao Governo, provocando a queda do mesmo e forçando o recém-eleito presidente Mário Soares a convocar eleições legislativas antecipadas.
Com um resultado que espantou mesmo os seus apoiantes mais optimistas, os sociais-democratas de Cavaco Silva conseguiram 50,22% dos votos e 148 dos 250 deputados. Era a primeira vez na história da política portuguesa que um único partido assegurava uma maioria absoluta.
As eleições de 1991 foram outro triunfo para Cavaco Silva, com nova maioria absoluta (50,60%).
Cavaco Silva decidiu não continuar à frente do partido para as eleições legislativas de 1995 e o PSD perdeu 48 assentos parlamentares, sendo o Partido Socialista o vencedor.
Em Outubro de 2005, anunciou a sua candidatura às Presidenciais do ano seguinte, recebendo o apoio do PSD e do CDS-PP. Venceu as eleições com 50,59% dos votos na primeira volta. De salientar que foi o primeiro Presidente da República, desde 1986, fora da área socialista.
O seu primeiro acto oficial foi agraciar o seu antecessor na Presidência, o socialista Jorge Sampaio, com o grande colar da Ordem da Liberdade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...