quinta-feira, 2 de julho de 2009

EFEMÉRIDE Jean René Lacoste, famoso jogador de ténis francês, nasceu em Paris no dia 2 de Julho de 1904. Morreu em Saint-Jean-de-Luz, no País Basco, em 12 de Outubro de 1996. Foi também empresário e um inovador. Era conhecido como "o crocodilo" (ou “o alligator”) pelos seus fãs. Deu o nome à camisola de ténis Lacoste, que inventou em 1929. Ele usou a sua criação pela primeira vez no US Open.
Foi um dos “Quatro Mosqueteiros” do ténis francês, que ganharam a Taça Davis para a França de 1927 a 1932.
Abandonou o ténis aos 25 anos, por lhe ter sido diagnosticada tuberculose. Tinha acumulado muitos títulos, mas passou a dedicar-se exclusivamente aos negócios.
René Lacoste foi o primeiro a ter conseguido, muito tempo antes de Yannick Noah, tanta fama na sua carreira desportiva como na sua reconversão profissional… não com o cantor mas como designer. As suas camisolas Lacoste tornaram-se um nome comum no mundo da moda e do pronto-a-vestir.
Ele era também um inventor. Entre as suas invenções conta-se sobretudo, em 1963, a primeira raquete de ténis em aço: uma revolução na modalidade que pôs em causa a supremacia da raquete em madeira, usada até aí, e abriu caminho para os modelos actuais.
Entrou para o “International Tennis Hall of Fame” em 1976, foi nomeado Oficial da Legião de Honra em 1977 e era Presidente de Honra da Federação Francesa de Ténis.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...