terça-feira, 7 de julho de 2009

EFEMÉRIDEPierre Cardin, costureiro, mecenas e homem de negócios italiano, naturalizado francês, nasceu em Sant'Andrea di Barbarana no dia 7 de Julho de 1922.
Os pais eram ricos agricultores venezianos, mas vieram a conhecer a pobreza depois da Primeira Guerra Mundial e emigraram para França em 1924.
Pierre Cardin fixou-se em Paris em 1945. No ano seguinte, desenhou o guarda-roupa de “A Bela e o Monstro”, filme de Jean Cocteau, e começou a trabalhar na Casa Dior.
Fundou a sua própria casa em 1950 e começou com a alta-costura três anos depois. Cardin foi o primeiro costureiro a reconhecer o Japão como um mercado da moda, visitando este país em 1959.
Actualmente mostra as suas colecções no seu próprio teatro “Espace Cardin” (aberto em 1970), outrora Théâtre des Ambassadeurs, perto da Embaixada dos Estados Unidos em Paris. Através do “Espace Cardin”, promove igualmente novos talentos artísticos, companhias de teatro, bandas de música, etc.
Em 1978 foi o primeiro empresário francês a implantar-se na República Popular da China. Adquiriu em 1981 o restaurante parisiense Maxim's.
Em 1991 foi nomeado Embaixador da Boa Vontade da UNESCO e apoiou activamente a fundação destinada a pesquisas relacionados com a SIDA. Em 1992 foi o primeiro costureiro a entrar na Academia das Belas-Artes.
Pierre Cardin reabilitou as ruínas do castelo de Lacoste, que tinha pertencido ao Marquês de Sade. Nele organiza com regularidade festivais de teatro. Cardin é igualmente proprietário de uma casa em Veneza, que pertenceu ao célebre escritor e aventureiro Casanova.
Foi já distinguido com a Legião de Honra e com a Ordem Nacional do Mérito, tendo sido também nomeado Cavaleiro das Artes e Letras.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...