sexta-feira, 3 de julho de 2009

EFEMÉRIDETom Cruise, de seu verdadeiro nome Thomas Cruise Mapother IV, actor e produtor norte-americano, nasceu em Siracusa, no dia 3 de Julho de 1962.
Entre os catorze e os quinze anos permaneceu num Mosteiro Franciscano e esteve prestes a entrar para esta Ordem. Depois, no liceu, descobriu o interesse pela carreira de comediante ao entrar em vários espectáculos.
Tom Cruise partiu então, aos dezoito anos, para Nova Iorque para tentar a sorte no cinema, tendo iniciado estudos de interpretação. Fez diversos "castings" e trabalhou no que lhe foi aparecendo até conseguir realizar o seu sonho. Em 1981 fez a primeira aparição no cinema num filme de Franco Zeffirelli, começando assim a sua carreira cinematográfica. Os três anos seguintes foram decisivos, trabalhando para o realizador Francis Coppola.
Tendo começado a sua carreira como galã de filmes para adolescentes, em breve se afirmaria no entanto como um actor bastante eclético, com as mais díspares representações e para os mais variados públicos.
Em 1986, passou à categoria de astro do cinema com a actuação no filme “Top Gun”. Em 1990, conseguiu a aceitação dos críticos com “Days of Thunder”. Enquanto isso, já rodava o filme “Terror a Bordo”. Em 1992, interpretou a personagem de advogado em “Questão de Honra”, com Jack Nicholson. Neste filme bateria um recorde na sua carreira profissional, cobrando mais de doze milhões de dólares pelo seu cachet. Reconhecido em Hollywood, entrou para o grupo dos actores mais bem pagos do cinema. Protagonizou o filme de Stanley Kubrick “Eyes Wide Shut ”.
Em 1996, estreou-se como produtor de filmes em “Missão impossível”. Em 2002, trabalhou com o famoso director de cinema Steven Spielberg, pela primeira vez, no filme de ficção-científica “Minority Report”, e com ele voltou a trabalhar em 2005 em “Guerra dos mundos”.
É um dos mais fervorosos adeptos e defensores da Cientologia (seita religiosa) desde 1980, juntamente com John Travolta, o que lhe tem provocado alguns problemas.
Tem uma estrela na célebre Calçada da Fama e, em 1990, 1991, 1992, 1997, 1999, 2000 e 2001, a revista “People” indicou Cruise como uma das 50 pessoas mais bonitas no mundo. Tem vários casamentos e divórcios “no seu activo”.
Politicamente estará próximo da esquerda, como o prova o apoio a Hillary Clinton. Porém, em 2007, tomou parte na campanha presidencial do conservador francês Nicolas Sarkozy.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...