segunda-feira, 6 de julho de 2009

EFEMÉRIDEToquinho, de seu verdadeiro nome Antonio Pecci Filho, autor, compositor, intérprete e violonista brasileiro, nasceu em São Paulo no dia 6 de Julho de 1946.
De origem italiana, iniciou a aprendizagem de tocador de violão aos catorze anos, estudando depois harmonia e violão clássico. Seguiu igualmente um curso de orquestração.
Começou a dar espectáculos amadores em colégios e faculdades, tendo-se profissionalizado nos anos 1960, em shows promovidos por Walter Silva no teatro Paramount em São Paulo. Compôs com Chico Buarque “Lua cheia”, a sua primeira canção a ser gravada. Em 1969 acompanhou-o a Itália, pais onde - até hoje - continua a apresentar-se periodicamente.
Em 1970 compôs com Jorge Benjor, o seu primeiro grande sucesso: “Que Maravilha”. Ainda nesse ano, Vinicius de Moraes, o mundialmente famoso autor de “Garota de Ipanema”, convidou-o para participar numa série de espectáculos em Buenos Aires, formando uma parceria que iria durar onze anos, com 120 canções, 25 discos e mais de mil shows, muitos deles também com Maria Creuza.
Após a morte do “poetinha”, Toquinho seguiu a sua carreira a solo, gravando com êxito muitos discos e fazendo várias tournées. É um músico de sucesso não só no Brasil, mas também em muitos países estrangeiros.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...