quarta-feira, 12 de agosto de 2009

EFEMÉRIDECantinflas, nome artístico de Fortino Mario Alfonso Moreno Reyes, célebre actor e humorista mexicano, nasceu na Cidade do México no dia 12 de Agosto de 1911. Morreu, também na capital mexicana, em 20 de Abril de 1993.
Nasceu numa família muito humilde e tinha doze irmãos. Teve uma adolescência marcada pela pobreza, o que o levou a começar a trabalhar muito cedo, primeiro como engraxador e depois como aprendiz de toureiro, motorista de táxi e pugilista.
A sua vida mudaria porém quando, aos vinte anos, trabalhando como empregado num teatro popular, teve a oportunidade de substituir o apresentador do espectáculo, que tinha adoecido. Ao inverter frases, trocar palavras e abusar do improviso, Cantinflas, conquistou o público.
Dos mais de 40 filmes que fez, a maior parte foi produzida pela sua própria companhia.
Em Hollywood entrou apenas em dois filmes, salientando-se “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, um sucesso de bilheteira e vencedor do Oscar de melhor filme em 1957. A sua carreira durou até a década de 80. A crítica, no entanto, considera que os seus melhores filmes foram feitos nos anos 1940/50. Entre os seus trabalhos mais elogiados deste período estão: “Os Três Mosqueteiros” (1942); “O Circo” (1943); '”O Super sábio”, “O Mágico” (1948); “O Bombeiro Atómico “ (1950) e “Se Eu Fosse Deputado”.
Recebeu o Globo de Ouro de melhor actor com “A Volta ao Mundo em 80 Dias” em 1957.
Muitos críticos comparam Cantinflas a Charlie Chaplin que, aliás, o reconhecia como «o homem mais cómico do mundo».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...