quarta-feira, 19 de agosto de 2009

EFEMÉRIDEMaria de Medeiros Esteves Vitorino d'Almeida, actriz e realizadora portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 19 de Agosto de 1965. É considerada a melhor actriz portuguesa de cinema da sua geração. Foi recentemente nomeada "Embaixatriz da UNESCO para a Paz".
Filha do maestro António Vitorino de Almeida, tem uma irmã também actriz (Inês de Medeiros) e é neta materna da escritora juvenil e autora radiofónica Odette de Saint-Maurice.
Passou a infância na Áustria, regressando o Portugal após o 25 de Abril de 1974. Depois da juventude em Lisboa, onde estudou no Liceu Francês, instalou-se em Paris.
Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Sorbonne, frequentando depois a Escola Nacional Superior de Artes e Técnicas de Teatro e o Conservatório Nacional das Artes de Paris, onde se formou como actriz.
Iniciou a sua carreira primeiro no Teatro e depois no Cinema, sendo reconhecida como a mais internacional das actrizes portuguesas.
Consolidou a sua actividade cinematográfica com duas películas americanas: “Henry e June”, de Philip Kaufman (1990) e “Pulp Fiction”, de Quentin Tarantino (1994), onde actuou ao lado de Bruce Willis e John Travolta. Salientam-se ainda as suas interpretações em “A Divina Comédia”, de Manoel de Oliveira (1991); “Huevos de Oro”, de Bigas Lunas (1993); “Três Irmãos”, de Teresa Villaverde (1994), que lhe valeu os Prémios de Melhor Actriz no Festival de Veneza e no Festival de Cancun; “Adão e Eva”, de Joaquim Leitão (1995) que lhe trouxe um Globo de Ouro na categoria de Melhor Actriz; e “O Xangô de Baker Street”, de Miguel Faria Jr. Terá feito no total cerca de 80 filmes, incluindo as curtas-metragens.
No ano de 2000 realizou “Capitães de Abril”, sobre o 25 de Abril de 1974 em Portugal, seleccionado para o Festival de Cannes e premiado no Festival de São Paulo no Brasil.
Maria de Medeiros fala fluentemente seis idiomas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...