domingo, 9 de agosto de 2009

EFEMÉRIDESharon Marie Tate, actriz norte-americana e uma das mulheres mais bonitas de Hollywood na década de 1960, morreu de maneira trágica, grávida de oito meses, brutalmente assassinada pela "família" Manson, em Bel-Air no dia 9 de Agosto de 1969. Nascera em Dallas, em 24 de Janeiro de 1943.
Aos seis meses, ganhou o seu primeiro concurso de beleza, sendo coroada Miss Tiny Tot em Dallas, Texas, sua cidade natal. Os seus primeiros trabalhos na vida artística foram como modelo de comerciais, em editoriais de moda e em capas de revista, tornando-se uma das cover-girls mais conhecidas do país.
Sharon começou a chamar a atenção do mundo do cinema com a sua actuação em “Não Faça Onda”, de 1967, uma comédia com Tony Curtis e Claudia Cardinale. O seu corpo perfeito e o seu lindo rosto levaram-na depois a estrela principal da comédia de humor negro “A Dança dos Vampiros”, de Roman Polansky, cineasta polaco com quem se viria a casar em 1968, formando um dos casais mais charmosos e populares do meio artístico nos Estados Unidos e na Europa, com os seus passos perseguidos pela imprensa de todo o mundo.
Sharon Tate começara a atingir o super-estrelato no final dos anos 1960, depois de ser uma das protagonistas da película “O Vale das Bonecas” e do último filme da série Matt Helm, com Dean Martin. Uma carreira e uma vida que foram interrompidas pelo seu brutal assassínio e de mais três amigos, dentro de sua própria casa, por integrantes da “família” Manson, comandada pelo psicopata Charles Manson, enquanto o seu marido se encontrava na Europa, produzindo um novo filme.
Sharon estava então grávida de oito meses do seu primeiro filho. O seu assassinato foi considerado uma das maiores tragédias ocorridas na sociedade e na história criminal americana.
Charles Manson, o mentor da chacina, e os assassinos Charles, Susan e Patricia foram condenados à morte, pena comutada em 1972 pelo estado da Califórnia em prisão perpétua. Todos estão presos até hoje, tendo sido negadas todas as petições de liberdade condicional.
Sharon suplicou a Charles Manson e ao seu grupo que poupassem a vida do bebé, mas eles não tiveram nenhuma piedade e apunhalaram-na 16 vezes antes de a enforcar. O nome “pig” (porco) foi escrito com o sangue das vítimas na porta de entrada.
Duas citações de Sharon Tate para meditar : «A minha vida inteira foi decidida pelo destino…» e «A beleza é uma coisa que se vê. O amor é uma coisa que se sente».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...