segunda-feira, 17 de agosto de 2009

EFEMÉRIDE Vidiadhar Surajprasad Naipaul, escritor britânico, nasceu em Trindade-e-Tobago (Chaguanas) no dia 17 de Agosto de 1932.
Foi laureado com o Prémio Nobel de Literatura em 2001. De família indiana, assina os seus livros como V. S. Naipaul. Radicou-se em Inglaterra em 1950, para onde foi estudar. Licenciou-se em Letras na University College de Oxford. Enveredou depois pelo jornalismo, colaborando em várias revistas e assegurando uma rubrica de crítica literária na BBC.
Dedicou-se mais tarde aos romances e às novelas. Os seus primeiros livros desenrolam-se nas Antilhas. Depois da publicação do “Massagista Místico” em 1957 e da recolha de novelas “Miguel Street” em 1959, que revelou o seu talento de humorista e de “pintor” do quotidiano, conheceu um enorme sucesso com “Uma Casa para o Senhor Biswas” em 1961, romance biográfico inspirado pela figura de seu pai.
Escritor cosmopolita, Naipaul alargou em seguida os seus horizontes geográficos, evocando os efeitos perversos do colonialismo e do nacionalismo no terceiro-mundo.
O autor relatou as suas impressões de viagem em “Índia - um milhão de revoltas” (1990) e fez uma análise crítica do integralismo muçulmano, nos países não árabes como a Indonésia, o Irão, a Malásia e o Paquistão, em “Among the Believers” (1981) e “Beyond Belief” (1998).
Muitas vezes as suas obras deixaram desesperados os “terceiro-mundistas” que o acusavam de pessimismo. São agora numerosos os que reconhecem o seu carácter premonitório. Ele limita-se a dizer que apenas «observava e recolhia opiniões».
Naipaul recebeu vários prémios literários, entre os quais o “Hawthornden Prize” em 1964, o “Booker Prize” em 1971 e o “T.S. Eliot Award for Creative Writing” em 1986. É Doutor honoris causa de várias universidades.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...