domingo, 13 de setembro de 2009

EFEMÉRIDEAntônio Torres, escritor brasileiro, nasceu em Junco (hoje, cidade de Sátiro Dias, no interior da Bahia) no dia 13 de Setembro de 1940.
Descobriu a vocação literária na escola que frequentava, incentivado por uma professora. Começou então a escrever as cartas dos moradores da cidade, a recitar poemas de Castro Alves na pracinha de Junco e a ajudar o padre a rezar a missa em Latim. Estudou depois em Alagoinhas e Salvador, onde se tornou repórter do “Jornal da Bahia”. Em São Paulo, foi jornalista no diário “Última Hora” e publicitário, estando posteriormente três anos em Portugal. Depois de muitas andanças pelo Brasil e pelo Mundo, fixou-se no Rio de Janeiro, dedicando-se exclusivamente à Literatura.
Aos 32 anos, lançou o seu primeiro romance “Um cão uivando para a Lua”, que causou grande impacto, sendo considerado pela crítica “a revelação do ano”. O segundo, “Os Homens dos Pés Redondos”, confirmou as qualidades do primeiro livro. O grande sucesso, porém, veio em 1976, quando publicou “Essa terra”, narrativa com muitas notas autobiográficas, abordando a questão do êxodo rural dos nordestinos em busca de uma vida melhor nas grandes metrópoles do Sul, principalmente em São Paulo. Este livro, considerado hoje uma obra-prima, foi traduzido para francês em 1984, abrindo-lhe o caminho para uma carreira internacional. Hoje é um dos escritores mais conhecidos da sua geração, com livros traduzidos em Itália, Argentina, México, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Israel e Bulgária. Está editado igualmente em Portugal.
Tem recebido inúmeros prémios e honrarias, entre os quais se salientam: “Romance do Ano” (1996) do Pen Clube do Brasil; “Prémio Hors Concours” (1998) da União Brasileira dos Escritores; Cavaleiro das Artes e das Letras (1998), condecoração do governo francês; “Prémio Machado de Assis” (2000) da Academia Brasileira de Letras, etc.
Em 2006, Antônio Torres publicou o romance “Pelo fundo da agulha”, com o que fechou uma trilogia iniciada com “Essa terra” e prosseguida com “O cachorro e o lobo”. Este livro foi um dos vencedores do “Prémio Jabuti”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...