sexta-feira, 25 de setembro de 2009

EFEMÉRIDEChristopher Reeve, actor de cinema norte-americano, nasceu em Nova Iorque no dia 25 de Setembro de 1952. Morreu em Mount Kisco, em 10 de Outubro de 2004, vítima de um enfarto causado por infecção. O seu papel mais famoso foi o de Super-Homem, numa série de quatro filmes, mas já era actor desde os catorze anos.
Estudou em prestigiadas escolas de artes cénicas, tendo iniciado a sua carreira com pequenas participações no teatro e na televisão, só obtendo o seu primeiro papel importante em 1977, com “Alerta Vermelho: Neptuno Profundo”.
Após sofrer um acidente (queda de um cavalo) em 1995, ficou tetraplégico. Um ano depois, foi aclamado de pé na cerimónia da entrega dos Oscars e passou a liderar uma campanha para desenvolver pesquisas sobre o tratamento da espinal-medula, criando igualmente o “Dana and Christopher Reeve Paralysis Center”, para apoio a deficientes.
Em Janeiro de 1996, foi condecorado com a Ordem Bernard O'Higgins, como reconhecimento pela defesa pública que fez dos actores chilenos durante a ditadura de Pinochet.
Reapareceu em 1998 como actor de televisão (remake de "Rear Window" de Alfred Hitchcock) e participou igualmente na série televisiva "Smallville".
Em Setembro de 2003, ganhou o Prémio Lasker, conhecido como o “Nobel norte-americano”.
Estava casado desde 1992 com a actriz Dana Reeve, que conhecera em 1987. Esta, desde o acidente de Christopher, dedicou-se exclusivamente a cuidar do marido, uma tarefa difícil devido à gravidade da sua condição física. Dana morreu dois anos depois de Chris Reeve, vítima de doença oncológica pulmonar.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...