quinta-feira, 24 de setembro de 2009

EFEMÉRIDE Francis Scott Hey Fitzgerald, considerado um dos maiores escritores norte-americanos do século XX, nasceu em Saint Paul, Minnesota, no dia 24 de Setembro de 1896. Faleceu em Hollywood, em 21 de Dezembro de 1940. Algumas das suas histórias, reunidas sob o título “Contos da Era do Jazz”, reflectem o estado de espírito da época. Foi um dos escritores da chamada "geração perdida" da literatura americana.
Oriundo de uma família católica irlandesa, ingressou na Universidade de Princeton, mas não completou a licenciatura, alistando-se como voluntário durante a Primeira Guerra Mundial.
Começou a carreira literária em 1920 com “Este Lado do Paraíso”, romance que lhe deu grande popularidade e lhe abriu as portas de publicações de grande prestígio, como a Scribner's e o The Saturday Evening Post. O seu segundo romance "Os Belos e Malditos" foi publicado em 1922.
Mudou-se para França, onde concluiu o terceiro e o mais célebre dos seus livros “O Grande Gatsby” (1925). Esta obra, uma das mais representativas do romance americano, descreve a vida na alta sociedade com uma importante e aguda reflexão crítica. Em 1934 publicou “Suave é a Noite”, romance pungente que o autor considerava o seu melhor trabalho.
Com a saúde abalada pelo alcoolismo e por problemas psicológicos, com sérias dificuldades financeiras, Fitzgerald fixou-se em Hollywood, onde trabalhou como guionista cinematográfico. Em 1939 começou a escrever o seu derradeiro livro “O Último Magnata”, publicado postumamente em 1941. Morreu na miséria. Tinha apenas 44 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...