segunda-feira, 21 de setembro de 2009

EFEMÉRIDEStephen Edwin King, escritor norte-americano, reconhecido como um dos mais notáveis autores de contos de horror da sua geração, nasceu em Portland no dia 21 de Setembro de 1947. Os seus livros estão publicados em mais de 40 países e muitas das suas obras foram adaptadas ao cinema.
Embora o seu talento se destaque na literatura de terror/horror, escreveu algumas obras de outros géneros, de reconhecida qualidade, e a sua popularidade aumentou quando foram levadas ao cinema, como nos filmes "Conta Comigo", "Um Sonho de Liberdade" (contos retirados do livro "As quatro estações"), "Eclipse Total", "Lembranças de um Verão" e "À espera de um milagre".
O seu livro “The Dead Zone” originou a série da FOX com o mesmo nome. Stephen King também já escreveu guiões para séries de televisão como, por exemplo, o episódio “Feitiço da Quinta Temporada” para “Arquivo X”.
Em criança e durante adolescência, King era um leitor fanático de bandas desenhadas, sobretudo de histórias de horror, o que estimulou o seu interesse pelo tema. Estudou na escola elementar de Durham e no liceu de Lisbon Falls. Na escola, escrevia histórias baseadas nos filmes a que assistia, fazia cópias e vendi-as aos amigos.
De 1966 a 1971, Stephen estudou Inglês na Universidade do Maine em Orono, onde escrevia uma coluna intitulada "King's Garbage Truck" para o jornal estudantil “Maine Campus”. O período que ali passou influenciou muito as suas histórias e os trabalhos que ele aceitava para poder pagar os estudos inspiraram histórias como "The Mangler" e "Roadwork".
King, depois de obter um bacharelato em Artes e Literatura Inglesa em 1970, ensinou inglês no liceu de Hampden. Começou vários romances simultaneamente. Uma das suas primeiras ideias foi a história de uma rapariga com poderes psíquicos fora do vulgar, mas abandonou o projecto. A esposa resgatou os esboços do lixo e encorajou-o a voltar a escrever sobre o assunto. Após terminar o romance, ele intitulou-o "Carrie, a estranha" e mandou-o para uma editora. Recebeu logo $2 500 dólares adiantados, o que era pouco, mas os direitos de autor fizeram com que ele recebesse $400 000 posteriormente. Pouco depois do livro ser publicado, a mãe morreu de doença cancerosa no útero, mas uma irmã lera-lhe o romance antes da sua morte. King decidiu por essa época abandonar o Ensino e dedicar-se unicamente à Literatura.
Admitiu então que, devido a dificuldades financeiras, estava constantemente bêbado e que foi alcoólatra durante mais de uma década, estando também drogado quando do enterro de sua mãe. Com a ajuda da família e dos amigos conseguiu abandonar o álcool e as drogas por volta de 1980 e assim se tem mantido desde então.
Escreveu mais de duzentos textos, dos quais mais de cinquenta são novelas de terror ou fantásticas. Recebeu em 2003 a medalha da National Book Foundation pela sua notável contribuição para a literatura americana e, em 2007, a associação dos autores de romances policiais americanos “Mystery Writers of América” concedeu-lhe o título de “Grande Mestre”.
Stephen King possui um enorme conhecimento da literatura do horror, como se pode ver no seu ensaio “Anatomia do Horror” onde descreve decénios de interesse pelo tema não só na literatura, mas também no cinema, na televisão e na rádio.
É proprietário de duas estações de rádio em Bangor, uma de informação desportiva e outra de rock clássico. No fim de 2006, os lucros gerados pelas suas diferentes obras elevavam-se a 40 milhões de dólares anuais. Contribui regularmente com donativos para múltiplas causas e atribui várias bolsas para estudantes necessitados.
Tendo uma predisposição genética para a degeneração da retina, ele sabe que no futuro poderá ter de afrontar a cegueira. Apoiou a candidatura democrata de Barack Obama nas últimas presidenciais dos EUA.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...