segunda-feira, 7 de setembro de 2009

EFEMÉRIDEUziel Gal (Gotthard Glasso era o seu nome de nascimento), desenhador de armas israelita, mundialmente conhecido pela concepção da pistola-metralhadora “Uzi“, faleceu em 7 de Setembro de 2002, vítima de doença cancerosa. Nascera em Weimar, na Alemanha, no dia 15 de Dezembro 1923.
Quando os nazis subiram ao poder em 1933, a família Glasso mudou-se para Inglaterra e mais tarde para Kibutz Yagur (1936).
Em 1943 foi preso por estar em poder de uma arma ilegal e foi sentenciado a seis anos de prisão, sendo contudo libertado em 1946, após cumprir menos de metade da pena.
Começou a desenhar a pistola-metralhadora Uzi em 1948, após a Guerra de independência de Israel. Três anos depois a arma foi oficialmente adoptada pelas Forças Armadas Israelitas. Em 1958, Gal foi a primeira pessoa a receber o “Prémio de Segurança Israelita” pelo seu trabalho na Uzi.
Em 1975 reformou-se e, no ano seguinte, mudou-se para Filadélfia, na Pensilvânia, Estados Unidos, de modo a que a sua filha Tamar, que tinha sofrido sérios danos cerebrais, pudesse receber um adequado tratamento médico.
Gal continuou o seu trabalho como desenhador de armas, mesmo depois de se ter mudado para os EUA e até à sua morte.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...