sábado, 3 de outubro de 2009

EFEMÉRIDEEugene Luther Gore Vidal, romancista, dramaturgo e ensaísta norte-americano, nasceu na Academia Militar de West Point, Condado de Orange, em 3 de Outubro de 1925.
Filho de um pioneiro da aviação norte-americana, foi criado em Washington, onde o pai trabalhava para o governo Roosevelt e o avô era senador. Ingressou na literatura quando adolescente, escrevendo contos e poemas.
Publicou o seu primeiro romance aos 21 anos, quando servia nas Forças Armadas durante a Segunda Guerra Mundial.
Romancista e ensaísta, partilhou a sua vida durante trinta anos entre Ravello (Itália) e Hollywood, só tendo voltado definitivamente para os Estados Unidos quando da enfermidade e posterior morte do seu companheiro Howard Auster (2003).
Publicou em 1948 “The City and the Pillar”, livro que fez escândalo porque era o primeiro verdadeiro romance americano a incluir personagens claramente homossexuais. Nos anos 1950 passou a sofrer perseguições por parte dos conservadores liderados pelo senador McCarthy. Foi desde sempre um crítico cáustico das posições belicistas adoptadas pelos dirigentes norte-americanos.
Escreveu muito para a televisão, tornando-se depois cenarista em Hollywood para ganhar dinheiro e sobreviver.
As suas ambições literárias não o tinham abandonado porém e em breve se relacionou com os escritores Truman Capote, Tennessee Williams, Anaïs Nin e Jack Kerouac. Tornou-se um dos grandes estilistas da literatura americana, denunciando também, frequentemente, o que ele chama de “política imperial” dos Estados Unidos.
Vive actualmente em Los Angeles, onde continua a escrever livros, bem assim como artigos para periódicos de todo o mundo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...