sexta-feira, 2 de outubro de 2009

EFEMÉRIDEGroucho Marx, de seu verdadeiro nome Julius Henry Marx, actor cómico norte-americano, famoso mestre do humor, nasceu em Nova Iorque no dia 2 de Outubro de 1890. Faleceu em Los Angeles, em 19 de Agosto de 1977, vítima de pneumonia. Fez 23 filmes dos quais 16 com os irmãos. A sua aparência característica incluía detalhes como uns óculos e um charuto, além de sobrancelhas e um espesso bigode pintados com uma rolha queimada.
Filho de um carpinteiro, ele preferiu no entanto seguir uma carreira artística, a exemplo da família de sua mãe (o avô era mágico e a avó tocava harpa). Acabou por ir para o teatro de comédia juntamente com três dos seus irmãos, com quem formou um grupo humorístico conhecido como “Irmãos Marx”.
Começaram a carreira cinematográfica em 1929, quando assinaram um contrato com a Paramount, onde fizeram uma série de comédias que são consideradas clássicos do cinema. O seu humor corrosivo fez dele um dos actores mais populares dos Estados Unidos.
Depois da Segunda Guerra Mundial, a carreira cinematográfica dos “Marx” começou a abrandar e terminou. Groucho dedicou-se então à televisão, tendo uma carreira a solo igualmente bem sucedida, especialmente como apresentador de programas, jogos e concursos de rádio e de televisão. Escreveu também alguns livros entre os quais um de memórias.
Entre várias distinções que recebeu, salienta-se: o “Emmy Award da Mais Importante Personalidade” (1951), o “Óscar de Honra da Academy Awards” (1974) e a “Comenda das Artes e das Letras” do governo francês (1974).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...