domingo, 4 de outubro de 2009

EFEMÉRIDEGunpei Yokoi, produtor de tecnologias japonês, uma das mais importantes figuras na história da “Nintendo”, criador do Game Boy, morreu em 4 de Outubro de 1997. Nascera em Kyoto no dia 10 de Setembro de 1941.
A Nintendo, uma empresa centenária, vendeu - ao longo dos tempos - diferentes produtos, que vão desde um baralho de cartas chamado Hanafuda no final do século XIX até aos jogos de vídeo dos tempos actuais. Yokoi começou a trabalhar na companhia em 1965, depois de se licenciar na Faculdade de Electrónica da Universidade de Doshiha.
Em 1970, Hiroshi Yamauchi, presidente da Nintendo naquela época, chamou Yokoi e pediu-lhe para desenvolver algo para as prendas de Natal. Yokoi entregou-lhe no dia seguinte a “Ultra Hand”, um brinquedo que era um braço extensível para diversão, que foi um enorme sucesso e do qual se venderam mais de um milhão de exemplares. Yokoi desenvolveu também vários outros brinquedos, incluindo o quebra-cabeças Ten Billion Barrel, uma máquina de arremessar bolas de basebol chamada Ultra Machine e o Love Tester.
A Nintendo começou entretanto a vender jogos de vídeo e Yamauchi pediu para Yokoi fazer algo que fosse uma revolução na matéria. O resultado foi a popular série de portáteis da NintendoGame & Watch”. Tratava-se de joguinhos individuais, com aproximadamente o tamanho de um cartão de crédito e ecrãs de cristais líquidos. Alguns consideram-nos os protótipos do futuro Game Boy, que foi lançado mais tarde e veio a ser o seu maior projecto.
Em 1996, Yokoi foi demitido por causa do jogo “Virtual Boy”, um dos maiores fracassos da Nintendo, pelo facto de causar dores de cabeça e prejudicar o desenvolvimento dos olhos nas crianças menores de 7 anos.
Um ano depois, e após ter fundado a sua própria empresa (Koto Laboratory), Yokoi morreria num acidente de automóvel.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...