quinta-feira, 22 de outubro de 2009

EFEMÉRIDEJuca Chaves, de seu verdadeiro nome Jurandyr Czaczkes, compositor, músico e humorista brasileiro, nasceu no Rio de Janeiro em 22 de Outubro de 1938.
Teve formação em música clássica e começou a compor ainda na infância. Iniciou a sua carreira no fim dos anos 1950, tocando modinhas e trovas num estilo bem suave.
Nos anos 60 montou um Circo nas proximidades da Lagoa Rodrigo de Freitas, ali apresentando o seu show “Menestrel Maldito”.
Muitas das suas piadas ficaram famosas e marcaram uma época. Ao acaso, de entre elas: «A hiena é um animal que come fezes dos outros animais, só tem relações sexuais uma vez por ano e ri... Mas ri de quê?».
Juca foi um crítico do regime militar, da grande imprensa e do próprio mercado discográfico. Chegou a estar exilado em Portugal na década de 70 mas, ao “incomodar” o governo de Salazar com as suas sátiras, que tinham então o seu espaço nas rádios e televisão locais, viu-se obrigado a ir viver para Itália.
Quando regressou ao Brasil, apresentou programas de televisão. Na década de 1980, lançou a sua empresa discográfica independente, a “Sdruws Records”. Um dos seus slogans mais conhecidos é: «Vá ao meu show e ajude o Juquinha a comprar o seu caviar», seguido de uma risada característica.
Entre as suas canções mais conhecidas estão "A Cúmplice", "Menina", "Que Saudade", "Por Quem Sonha Ana Maria" e "Presidente Bossa Nova".
Em 2003 foi editado outro sucesso de Chaves dos anos 70 - a canção "Take me Back to Piauí".
Juca Chaves tem duas filhas adoptadas e reside na Bahia. Também é conhecido por ser um fanático torcedor do São Paulo Futebol Clube.
Em 2006 candidatou-se a senador na Bahia pelo PSDC, ficando em 4º lugar com 19 603 votos. A sua propaganda eleitoral distinguia-se da dos outros candidatos, por ser feita em formato poético.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...