segunda-feira, 5 de outubro de 2009

EFEMÉRIDELouis Jean Lumière, engenheiro francês que, juntamente com o irmão Auguste, fabricou o cinematógrafo, sendo frequentemente referidos como os pais do cinema, nasceu em Besançon, França, no dia 5 de Outubro de 1864. Faleceu em 6 de Junho de 1948.
Era filho e colaborador do industrial Antoine Lumière, fotógrafo e fabricante de películas fotográficas, proprietário da Fábrica Lumière, instalada na cidade de Lyon. Antoine reformou-se em 1892, deixando a fábrica aos filhos.
O cinematógrafo era uma máquina de filmar e projector de cinema, cuja patente foi registada pelos Lumière em 1895.
Dedicavam-se à actividade cinematográfica, produzindo alguns documentários curtos destinados à promoção do invento, embora acreditassem então que o cinematógrafo seria apenas um instrumento científico sem futuro comercial.
A primeira projecção pública de apresentação do invento ocorreu em Paris em Março de 1895, mas a verdadeira divulgação do cinematógrafo, com publicidade e entradas pagas (trinta e três espectadores), só teve lugar em Dezembro do mesmo ano, também em Paris, no Grand Café, situado no Boulevard des Capucines. O programa incluiu dez filmes produzidos em 1895.
Os irmãos Lumière fizeram uma digressão com o cinematógrafo, em 1896, visitando Bombaim, Londres e Nova Iorque. As imagens em movimento tiveram uma forte influência na cultura popular da época.
Desenvolveram também o primeiro processo de fotografia colorida, o auto-cromo, a placa fotográfica seca, a fotografia e o cinema em relevo e a chamada ‘’Cruz de Malta’’, um sistema que permite a uma bobina de filme desfilar por intermitência.
Ao todo registaram cerca de duzentas patentes, estando igualmente na origem de alguns medicamentos, como um para tratar queimaduras, e da terapêutica da tuberculose graças aos sais de ouro.
O castelo que possuíam junto das suas antigas fábricas em Lyon é hoje um museu de cinema, o “Instituto Lumière”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...