sexta-feira, 16 de outubro de 2009

EFEMÉRIDEMarc Lévy, escritor francês, nasceu em Boulogne-Billancourt, na região parisiense, em 16 de Outubro de 1951. É autor de vários romances, entre eles “A próxima vez” e “E se fosse verdade”, este último tendo dado origem a um filme com o mesmo nome, produzido por Steven Spielberg.
Aos dezoito anos entrou como socorrista para a Cruz-Vermelha, onde ficou seis anos. Ao mesmo tempo fez estudos de Gestão e Informática na Universidade Paris-Dauphine. Em 1983 criou a sua própria empresa Logitec France. Um ano depois instalou-se nos Estados Unidos, fundando duas sociedades, uma em São Francisco e outra no Colorado, especializadas em imagens de síntese (Rainbow Images). Em 1989 perdeu o controlo do grupo e demitiu-se. Voltou a Paris, onde fundou com dois amigos um gabinete de arquitectura de escritórios (Eurythmic Cloiselec).
Publicou o primeiro romance em 2000 e dedicou-se a partir daí apenas à Literatura. Tem outras obras adaptadas ao cinema e à televisão, tendo publicado o seu último livro em Junho de 2009 (Toutes ces choses qu'on ne s'est pas dites ). Escreveu igualmente algumas canções para diferentes artistas, entre os quais Johnny Hallyday.
Todos os seus livros são considerados best-sellers, estando traduzidos em quarenta e uma línguas e contando já com dezoito milhões de exemplares vendidos em mais de 30 países. É o romancista francês mais lido actualmente em França e no mundo. Os críticos consideram-no um novo talento da escrita, imaginando histórias excepcionais, muito criativas e com temas pouco usuais.
Nos seus tempos livres, dedica-se ao cinema, tendo já realizado uma curta-metragem (Carta de Nabila, 2004) para a Amnistia Internacional. Como projectos futuros, deseja realizar uma longa-metragem. Vive actualmente em Nova Iorque com a mulher e o seu único filho.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...