segunda-feira, 9 de novembro de 2009

EFEMÉRIDE Émile Gaboriau, escritor francês, pioneiro do romance policial, nasceu em Saujon-en-Saintonge no dia 9 de Novembro de 1832. Morreu em Paris, em 28 de Setembro de 1873.
Exerceu vários ofícios, alistou-se no exército e acabou por se fixar em Paris onde descobriu o jornalismo e escreveu crónicas para ganhar a vida.
O seu primeiro romance, “O Caso Lerouge”, teve imenso sucesso. Aqui surgiu Lecoq, agente dos “Serviços de Segurança” que se tornará um comissário célebre.
Este personagem inspirou Conan Doyle, como modelo de detective engenhoso que resolve todos os enigmas com as suas capacidades dedutivas fora do comum. Porém, a grande diferença com Sherlock Holmes é que os inquéritos de Lecoq baseiam-se em investigações mais realistas e mais próximas dos progressos da polícia científica da época. Os romances de Gaboriau fazem penetrar as intrigas nos meios sociais, descrevendo os ambientes de um modo que se poderia qualificar de “naturalista”.
Depois do sucesso com “O Caso Lerouge”, Gaboriau trabalhou como folhetinista no “Petit Journal”.
Em 1872 adaptou a sua principal obra ao teatro. O realizador Maurice Tourneur adaptou-a igualmente ao cinema em 1914. Com o título “Monsieur Lecoq”, foi igualmente feita uma série televisiva difundida pela “Société Radio-Canada” em 1964 e 1965.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...