quarta-feira, 11 de novembro de 2009

EFEMÉRIDELeonardo Wilhelm DiCaprio, actor, produtor e cenarista norte-americano, de origem ítalo-alemã, famoso desde que protagonizou o papel de Jack em “Titanic”, filme vencedor de onze Oscars, nasceu em Los Angeles no dia 11 de Novembro de 1974.
DiCaprio nunca foi bom aluno, pois tinha dificuldade de concentração, estando mais interessado em divertir os seus colegas do que propriamente em estudar. Esta característica valeu-lhe a alcunha de “The Noodle” (O Bobo).
Os pais tinham emigrado para os Estados Unidos em 1950 e divorciaram-se um ano depois do seu nascimento. Leonardo passava as férias na Alemanha, vivendo com a mãe em Los Angeles o resto do ano.
Não tendo recebido nenhuma educação rigorosa, foi-lhe dada a liberdade de se consagrar a qualquer actividade, sobretudo Cursos de Comédia, domínio para o qual parecia particularmente dotado.
Aos treze anos começou a fazer spots publicitários, obtendo rapidamente pequenos desempenhos na televisão.
Interessou-se pelo cinema e entrou em “Critters 3”, um filme de horror. Em 1993 contracenou com Robert De Niro em “Feridas secretas”, tendo começado a notabilizar-se em “Gilbert Grape”, onde fez o papel de um atrasado mental. Durante o ano de 1995 entrou em vários filmes, onde desempenhou personagens tão diferentes como homossexuais e toxicómanos, entrando também num western.
Atingiu verdadeiramente o estatuto de primeiro plano em 1996, com vários filmes entre os quais “Romeu e Julieta”, tendo depois alcançado o estatuto de “herói romântico” e de estrela mundial com a película “Titanic” que teve um sucesso à escala planetária.
Seguiram-se outros êxitos, de que sobressaem: A Praia, Gangs de Nova Iorque, O Aviador e Os infiltrados. Trabalhou com alguns dos melhores realizadores e contracenou com actores que possuiam créditos já bem firmados.
Em 1998, DiCaprio e a mãe doaram 35 000 dólares para criar uma associação de defesa do ambiente e reconstruir uma biblioteca destruída por um incidente climático. Em 2004 apoiou financeiramente a campanha presidencial do democrata John Kerry. Nas filmagens de “Blood Diamond”, DiCaprio trabalhou com 24 crianças de uma aldeia SOS no Maputo, manifestando-se muito sensibilizado com o facto. DiCaprio conduz uma viatura ecológica e equipou a sua casa com painéis solares. Em 2007 comprometeu-se a promover a viatura Toyota Prius, uma “amiga do ambiente”. Em 2008 ofereceu 400 000 dólares para a campanha presidencial de Barack Obama. Tem recebido vários prémios de grupos de defesa do ambiente e atraiu para esta causa outras estrelas do cinema como, por exemplo, Penelope Cruz.
No cinema, ganhou o “Urso de Prata de Melhor Actor” no Festival de Berlim, com "Romeu e Julieta" (1996), e foi nomeado várias vezes para o Oscar, para o Golden Globe Award e para o MTV Movie Award.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...