terça-feira, 10 de novembro de 2009

EFEMÉRIDE Mikhaïl Timofeïevitch Kalashnikov, famoso construtor de armas russo, mais conhecido por ter criado a AK-47, nasceu na região de Altai, no sudeste da Rússia, em 10 de Novembro de 1919.
Kalashnikov foi recrutado para o Exército Vermelho em 1938, sendo promovido rapidamente a Sargento. Foi ferido gravemente na Batalha de Briansk (1941) e hospitalizado. No hospital, ouviu reclamações dos soldados sobre as espingardas utilizadas em combate. Projectou então um protótipo de sub-metralhadora, que não foi aceite pelas forças armadas soviéticas. Entretanto, o seu talento natural para a criação de armas acabou por ser reconhecido e ele foi designado para trabalhar no Centro de Desenvolvimento Científico de Armas Leves da URSS.
Neste centro, em 1944, fez o projecto de uma carabina operada a gás para cartuchos 7,62 x 39 mm. Este processo culminou na Avtomat Kalashnikova 1947, a célebre AK-47 (frequentemente chamada “Kalashnikov”), que viria a tornar-se a arma de assalto padrão da infantaria soviética. Posteriormente, em 1971, foi promovido honorificamente a Coronel, recebeu o título de Doutor honoris causa em Engenharia e, em 1994 (seu 75º aniversário), foi promovido honorificamente a Major-General.
Em virtude das suas realizações, o antigo Sargento Kalashnikov é hoje um Tenente-General reformado do Exército Soviético e Russo. Vive na cidade de Izhevsk nos Urais, junto da fábrica de armamento “Ijmach”, onde trabalha o seu filho.
Entre as suas condecorações, contam-se: o Prémio Estaline de Primeira Classe (1949), três Ordens de Lenine, a Ordem da Grande Guerra Patriótica de Primeira Classe, a Ordem da Estrela Vermelha e a Ordem de Santo André da Federação Russa (1998). Foi “Herói do Trabalho Socialista” por duas vezes.
Embora existam cerca de cem milhões de armas de assalto originadas da AK-47, Kalashnikov não recebeu nenhum direito relativo à sua criação. Curiosamente, parte dos seus rendimentos actuais vem do uso do seu nome na Vodka Kalashnikov.
Entre as suas frases mais célebres salientam-se: «Para que um soldado ame a sua arma, deve compreendê-la e saber que ela não o trairá»; «Quando vejo na televisão Bin Laden com uma arma AK-47, fico revoltado. Mas o que posso fazer? Os terroristas não são tolos: também escolhem as armas mais confiáveis»; «São os Alemães os culpados de eu me ter tornado um criador de armas. Senão, teria construído máquinas agrícolas»; «Não tenho problemas de consciência. Construí armas para defender a minha Pátria».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...